Cidadeverde.com

Sem acordo, presidente do TRT afirma que greve no transporte coletivo continua

Imprimir

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí (TRT/PI), a desembargadora Liana Chaib, confirma que não houve acordo entre trabalhadores e os empresários do setor do transporte coletivo. Por isso, a greve dos motoristas e cobradores continua em Teresina. 

Uma audiência virtual ocorreu nesta quarta-feira (10) entre os representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina com os membros do TRT/PI e do Ministério Público do Trabalho. 

"O Sintetro quer que a convenção coletiva anterior se estenda com as mesmas cláusulas, e o Setut não quer respaldar.  Não houve avanço nenhum. Liguei agora para o desembargador Manoel Edilson porque eu tive que me ausentar (da audiência) e me disse que não chegaram a nenhum acordo. Inclusive, me anunciou que o Ministério Público do Trabalho teria até ajuizado uma ação conosco, que caiu na 5ª Vara".

A desembargadora reforça que o estado do Piauí vive um momento dramático para todos.  "A gente entende que é dramático para o empregado e, talvez, mais dramático ainda para as pequenas e médias empresas. O nosso papel maior agora é negociar, chamar todos  e dizer que estamos todos no mesmo barco tentando salvar vidas".

"Nesse momento, tem que haver razoabilidade e sensibilidade  da Justiça do Trabalho, dos empresários, dos empregados. O momento é de flexibilizar e unir. Eu saí de uma audiência pré consensual da greve do Setut e Sintetro, sem qualquer perspectiva porque as empresas dizem que não estão trabalhando, não tem capital, e a maioria dos empregados foram demitidos. O nosso papel maior é a tentativa de conciliação". 

Trabalho Remoto

A presidente do TRT/PI acrescenta que o tribunal continua em trabalho remoto devido a pandemia da Covid-19. A desembargadora faz uma avaliação desse tipo de trabalho e destaca a produtividade positiva em algumas áreas, superando a expectativa anteriormente projetada. Passada a pandemia, o teletrabalho deverá permanecer em algumas atividades. 

"A Justiça do Trabalho vem dando o seu recado e mostrando que tem capacidade de reinventar. Nós vamos retomar (as atividades) embora ainda estejamos em trabalho remoto.  Nós já criamos uma comissão para analisar todos os impactos para com cautela e segurança possamos retornar; oficiamos aos órgãos de saúde para saber se a linha (da doença) está crescente ou descendente (no estado)".


Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Demandas

A desembargadora comenta que aumentou a busca pela Justiça do Trabalho em causas envolvendo o seguro desemprego e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já que muitas empresas optaram - a depender das circunstância individuais de casa uma - demitir seus funcionários. 

"Conciliamos mais de 900 processos e, nesse momento, penso que é a melhor resposta. Os juízes liberaram de imediato e inclusive flexibilizaram alguns pensamentos e normas no sentido de dar cobertura a esses empregados que tiveram que recorrer à Justiça do Trabalho".

Dentre as audiências de conciliação, Liana Chaib comenta uma envolvendo a Prefeitura de Teresina e a obrigatoriedade dos testes rápidos pelas empresas privadas em seus funcionários assintomáticos. "As empresa entendem que não têm condição de cumprir porque sequer tem condição de cobrir a folha (de pagamento)". 

"Nós ainda não estamos em uma posição consensual e unitária da Justiça do Trabalho. Nesse momento não é o caso de se discutir de quem é a responsabilidade, e sim de nos unirmos. Todos nós temos que fazer a nossa parte". 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais