Cidadeverde.com

Governador inaugura 1ª Usina Eólica do Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias vai inaugurar nesta sexta-feira, 13, em Parnaíba, a 318 Km de Teresina, a primeira usina eólica do Piauí. A solenidade de inauguração do Parque Eólico da Pedra do Sal, a usina geradora de energia renovável do Estado, está prevista para às 8h30.

 
Os recursos para a construção do Parque Eólico da Pedra do Sal, um empreendimento da iniciativa privada, são da ordem de R$ 108 milhões. Os trabalhos de implantação da usina eólica do litoral piauiense foram iniciados em agosto de 2008.
 
O parque ocupa uma área total de 540 hectares na Praia Pedra do Sal, e tem o apoio do Governo Federal através do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa), que garante a compra de toda energia produzida no local por um período de 20 anos.
 
 

O Parque Eólico da Pedra do Sal vai gerar 18 MW de energia, garantindo um grande reforço no abastecimento da cidade de Parnaíba, onde as oscilações de corrente são constantes, informou o engenheiro civil Sérgio Zattoni, responsável pela construção.

O Parque Eólico da Pedra do Sal vai operar com 20 torres. Cada uma pesa 63 toneladas e tem 55 metros de altura. Cada hélice tem a dimensão de 22 metros e do solo a altura da pá é de 77 metros.

Sérgio Zattoni destacou que o Piauí oferece as melhores condições do mundo para a geração de energia eólica, porque os ventos são fortes e constantes. “A frequência do vento é muito importante, porque garante que aqui poderemos gerar energia durante o ano todo”, ressaltou.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: