Cidadeverde.com

Pacientes com Covid-19 realizam passeio terapêutico em Hospital de Campanha de Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/Ascom 

A partir de agora, pacientes com Covid-19 internados no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi serão levados à área externa para passeios terapêuticos, seguindo todos os protocolos de segurança. Transportados em cadeiras de rodas ou mesmo caminhando, eles têm a oportunidade de passear ao ar livre e fazer uma terapia do corpo e da mente. Com a iniciativa, a equipe de saúde pretende proporcionar bem-estar e acelerar o processo de cura dessas pessoas.

Os passeios estão ocorrendo de manhã e de tarde, sendo selecionados dois pacientes por turno. “A equipe da fisioterapia faz a triagem, em conjunto com a equipe multiprofissional da unidade, pois seguimos um protocolo específico para essa atividade e estabelecemos critérios para eleger os pacientes aptos a passearem. Queremos tornar os passeios agradáveis, seguros para todos, sem risco de contaminações dos profissionais e benéficos para a saúde dos usuários”, ressalta o gerente de fisioterapia da Unidade, Saulo Carvalho.

Ele explica que, em ambientes hospitalares, os pacientes ficam muito tempo deitados, fazendo uso de medicações, o que contribui para o surgimento de quadro de ansiedade e delírio, principalmente em idosos do sexo masculino. “Para evitar esses casos, o passeio é indicado, pois age na recuperação do estado funcional e psicossocial desses pacientes. O nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida deles”.

Pesquisas desenvolvidas em universidades e hospitais americanos comprovam que a qualidade do ambiente hospitalar contribui com o tratamento dos pacientes, reduzindo o tempo de internação e diminuindo custos. “Ambientes sem atributos estimulantes podem trazer consequências negativas aos pacientes, como ansiedade, delírio e até aumento de pressão arterial”, explica a diretora geral da Unidade, Gina Nogueira.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais