Cidadeverde.com

Lesões avermelhadas na pele podem ser causadas por vírus

Imprimir

Produtos químicos e até mesmo sujeira são causas comuns de reações alérgicas e irritações que provocam manchas avermelhadas na pele. Quando as lesões apresentam uma minúscula depressão no centro e inflamam, no entanto, o diagnóstico pode ser outro. Afinal, essa é uma característica do molusco contagioso, uma infecção viral comum, mas que pode deixar cicatrizes.

Essa lesão é parecida com uma verruga, mas cresce e se espalha rapidamente por todo o corpo. O vírus penetra na pele por meio dos folículos, atingindo as camadas superiores da derme.

Por se tratar de um vírus, essa doença é transmissível. Uma das formas de contaminação é através do contato com objetos de uso pessoal, além da relação sexual sem a utilização de preservativo.

Tratamento

Não existe cura definitiva para o molusco contagioso. Para amenizar o incômodo estético, existem alguns tratamentos. Dessa forma, o ideal é consultar um dermatologista para a realização dos exames necessários e, consequentemente, o diagnóstico exato do problema.

A remoção normalmente é feita por curetagem, aplicação de ácido ou nitrogênio líquido. É possível ainda utilizar o laser na área afetada. O procedimento, porém, pode ser incômodo em alguns casos. Principalmente no caso das crianças, é indicado deixar as lesões desapareçam naturalmente.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais