Cidadeverde.com
Viver Bem

Entenda os prejuízos causados pelo álcool ao organismo

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

É comum falar que o álcool faz mal para a saúde. Mas por que ele é prejudicial para o organismo? Em linhas gerais, o organismo identifica a substância como perigosa ao corpo. Com isso, sempre tenta remove-la, metabolizando. A bebida alcoólica sobrecarrega o fígado ao longo do tempo, provocando o excesso de trabalho.

Com o passar do tempo, o fígado fica inflamado por causa do estresse provocado pelo álcool. Isso facilita o acúmulo de gordura. Muitas vezes a pessoa consome a bebida e também carboidratos refinados. Para quem gosta de fazer cálculos, uma cerveja de 350ml tem cerca de 140 calorias. Isso quer dizer que ele estimulará mais as células que acumulam gordura, os adipócitos.

Dicas

A melhor opção é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Para alguns, a tarefa pode não ser fácil. Afinal, é possível até mesmo receber a critica de amigos e familiares em encontros sociais. Entretanto, é necessário assumir um compromisso com a qualidade de vida. Uma opção é consumir a versão sem álcool.

Mesmo quem não pretender abandonar o consumo, o ideal é manter a moderação. Além disso, é muito importante se alimentar corretamente antes de ingerir o álcool para reduzir os impactos. Isso ao menos garante uma quantidade de energia para ajudar a metabolizar a substância.

Outra dica é beber água durante o consumo de bebida alcoólica. Não existe uma equação exata, mas o álcool acaba desidratando a pessoa. Após a ingestão, a pessoa sentirá os problemas da desidratação, a famosa ressaca. Manter hábitos saudáveis é fundamental para garantir a qualidade de vida desejada. Em linhas gerais, é importante seguir a dica: moderação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir