Cidadeverde.com
Geral

HUT registra 132 atendimentos de vítimas de trânsito e 30 por violência no feriado

Imprimir

Roberta Aline

O Hospital de Urgência de Teresina divulgou, nesta terça-feira (03), um levantamento que aponta elevação no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito e de violência na capital durante o feriado prolongado de Dia dos Finados. 

Segundo dados do Setor de Estatística do hospital, foram atendidas 132 pessoas envolvidas em acidentes de trânsito neste feriadão, um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, 125 pessoas estavam em motocicletas, 4 em automóveis e 3 foram atropeladas.

“É um número preocupante, sobretudo quando percebemos que 95% deste tipo de atendimento são de motociclistas que chegam no HUT com diversos traumas no corpo, em estado grave e até mesmo necessitando de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, explica a Diretora de Enfermagem do hospital, Ana Maria Queiroz. 

Já sobre os atendimentos a vítimas de agressões físicas houve um crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram atendidas 30 pessoas, sendo 17 atingidas por arma branca, 7 por disparos de arma de fogo e 6 espancadas.

“Foi um feriadão considerado violento, que resultou em ocupação acima da capacidade dos nossos leitos do Setor de Ortopedia. Ainda estamos enfrentando uma pandemia que exige moderação e atenção aos cuidados, sobretudo no trânsito”, alerta o Diretor Geral do HUT, Rodrigo Martins.

Vale ressaltar ainda que houve um aumento de 42% nas internações. “Esse cenário aponta que os motivos de atendimentos foram de maior gravidade, com traumas agudos e aumento no risco de morte dos pacientes”, acrescenta Rodrigo Martins.

 

[email protected]

Imprimir