Cidadeverde.com

Covid: pacientes enfrentam longas filas nas UBSs e médica relata sobrecarga

Imprimir

Fila registrada na frente da UBS Real Copagre nesta semana. Foto:obtida pelo Cidadeverde.com

A lotação nos hospitais que atendem casos de Covid-19 em Teresina não é mais novidade. No entanto, a crise se alastrou também para as Unidade Básicas de Saúde (UBS) da capital. A realidade nas últimas semanas nas UBSs  é de  profissionais da saúde sobrecarregados e pacientes enfrentando  longas filas para conseguirem atendimento.

No final do mês de fevereiro, a Fundação Municipal de Saúde decidiu reduzir de 20 para 13 o número de UBSs com atendimento exclusivo para a Covid-19.  A prefeitura justificou que no período houve uma queda na demanda, mas os números já mostravam os leitos de UTI de hospitais da capital lotados. 

Na última terça-feira (14) a FMS aumentou de 13 para 14 o número de UBSs exclusivas para Covid-19, mas o aumento não resultou na diminuição da lotação nas unidades.  Com hospitais privados lotados, mesmo quem tem plano de saúde está indo buscar atendimento na rede básica, sobrecarregando o sistema.

Celso Macêdo levou a esposa para atendimento na UBS Hugo Prado às 10h deste sábado (13) e se assustou com a quantidade de gente que viu na unidade. 

“Minha esposa está há sete dias com sintoma. Ontem ela ficou sem paladar e olfato. Chegamos na UBS e pegamos a senha 60. Eu fique espantado com a quantidade de gente porque antes essa UBS era bem vaga. Eu mesmo já precisei de atendimento aqui antes e era rápido. Hoje vi gente com plano de saúde vindo para cá porque os hospitais privados estão lotados”, conta Celso. Até meio-dia a esposa dele ainda não havia sido atendida pelo médico.

Uma médica de UBS localizada na zona Norte contou ao Cidadeverde.com que o fluxo de pacientes “está enorme”. A lotação também está fazendo com que casos suspeitos sejam diagnosticados tardiamente. 

Pacientes aguardam atendimento do lado de fora de UBS. Foto:obtidapeloCidadeverde.com 

“Percebemos pacientes conseguindo ser avaliados com atraso (mais de 5 dias de sintomas). Acham que pode ser um resfriado, não querem ir logo para a UBS porque está muito cheia ou não conseguem vaga. Com isso, o diagnóstico fica mais tardio e , além de transmitir mais, tem mais chance de mais gravidade por não ter suporte inicial”, conta a médica, que prefere não se identificar. 

A médica defende que o número de UBSs volte a ser ampliado devido ao aumento de casos registrados de Covid-19 em Teresina.

“Estamos em um momento extremamente complicado, difícil mesmo. Desde janeiro percebemos que os casos iriam aumentar, todos os estudos apontavam isso, e a gente teve uma redução nas Unidades Básica de Saúde que atendiam apenas Covid. Está havendo uma explosão de casos e simplesmente não estamos conseguindo dar conta nos atendimentos. É muita gente, estamos tendo que dar senhas para poder organizar.  É triste o que está acontecendo, estamos receosos do que ainda pode vir”, acrescenta a médica.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Fundação Municipal de Saúde informou apenas que "as ampliações ou reduções são feitas de acordo com os estudos técnicos realizados pela área técnica".

Recomendação do Ministério Público

Ontem (12) o  Ministério Público do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, expediu hoje (12), recomendação administrativa destinada ao presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, para garantir a adequada prestação de serviço na atenção básica de saúde da capital. O documento é assinado pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.

O promotor orienta o gestor que no exercício de suas atribuições, garanta a adoção as providências necessárias para adequar o número de UBS (Unidades Básicas de Saúde) exclusivas ao atendimento a pacientes com sintomas gripais, bem como que realize adequação do número de profissionais da saúde de cada UBS em conformidade com a demanda da população. 

O promotor Eny adverte que a não observância da recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis. O presidente de FMS deve encaminhar à 29ª Promotoria de Justiça de Teresina informações quanto à adoção das medidas administrativas para o pleno atendimento da recomendação no prazo de 5 dias.

Veja o funcionamento atual das UBS Covid
Atendimento todos os dias, de 7h às 19h
 
Zona Sudeste:

UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II)
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte 

 
Zona Norte:

UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana


Zona Leste:
UBS Gurupi
UBS Taquari


Zona Sul:
UBS Parque Piauí
UBS Hugo Prado
UBS Monte Castelo
UBS Irmã Dulce

Atendimento de segunda a sexta de 7h às 19h

Zona Sul
UBS São Pedro
UBS Betinho

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais