Cidadeverde.com
Geral

FMS prevê aplicar vacinas da Janssen dentro do prazo inicial de validade

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguarda as vacinas da AstraZeneca e a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para antecipar a segunda dose da vacinação em Teresina, de 90 para 30 dias após a primeira. A antecipação foi anunciada pela Sesapi no início deste mês de junho. A FMS também trabalha a possibilidade de aplicar todas as vacinas da Janssen dentro do prazo inicial de validade, assim que as doses chegarem ao município, mesmo com a extensão do período. 

“Nós precisamos da nota técnica autorizando a antecipação e evidente que também as doses. Nós ainda não recebemos nem as doses nem a nota técnica que justifique a antecipação da segunda dose. Estamos aguardando qualquer alteração. A Fundação segue rigorosamente as determinações”, diz o presidente da FMS, médico Gilberto Albuquerque.

Em relação a vacina da Janssen, o presidente da FMS comentou que até o momento a previsão é de o estado receber 44 mil doses. Essas doses possuem prazo de validade inicial de 27 de junho. Na segunda (14), a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão desse prazo de validade de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8°C. 

A chegada ao Brasil de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen, prevista para ocorrer nesta terça-feira (15), foi adiada. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

“Se essas (44 mil) doses forem destinadas todas para Teresina, nós já estamos com as equipes prontas para administrá-la dentro do prazo de validade. Mesmo que seja prorrogado Teresina tem condição de administrar todas essas doses em dois, três dias”. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Imprimir