Cidadeverde.com

Sem dados de SP, Brasil registra 823 mortes por Covid em 24 h

Imprimir

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Brasil registrou 823 mortes por Covid, neste sábado (17), e atingiu a marca de 541.323 óbitos pela doença desde o início da pandemia. O número está abaixo do usual porque São Paulo não enviou os dados a tempo. O país também registrou 32.724 casos de Covid e chegou a 19.339.124 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2.

As médias móveis de mortes e casos permanecem altas, apesar de ambas apresentarem redução em relação às últimas duas semanas. A média móvel de óbitos agora é de 1.196, cerca de 23% menor do que o dado de quatorze dias atrás. Com isso, o Brasil completa 178 dias seguidos com média móvel de mortes acima de 1.000 óbitos diários.

A média é um instrumento estatístico que busca amenizar grandes variações nos dados, como costumam ocorrer em finais de semana e feriados. A média é calculada pela soma do número de mortes dos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete. Os dados do país, coletados até as 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 26 estados e no Distrito Federal. O Brasil registrou 1.107.368 doses de vacinas contra Covid-19, neste sábado. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 671.558 primeira doses e 357.816 segundas. Também entram nessa conta 77.994 doses únicas da Janssen aplicadas.

O estado de São Paulo bateu o recorde de vacinação neste sábado, com 500 mil doses aplicadas em um único dia. Ao todo, 88.707.871 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid no Brasil -30.499.646 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 33.734.941 pessoas totalmente imunizadas no país.

Com isso, 57,1% da população com mais de 18 anos já recebeu uma dose (seja ela a 1ª dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 21% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen. Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Fonte: Folha Press

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais