Cidadeverde.com

Hospital da Primavera já aplicou mais de 13 mil vacinas antirrábica em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/FMS

O Hospital do bairro Primavera, localizado na zona Norte de Teresina, já aplicou 13.953 vacinas antirrábica, 816 doses de soro antirrábico humano e 969 doses de Imunoglobulina desde abril de 2020 a agosto deste ano. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que disponibiliza esse serviço.

De acordo com a FMS, a unidade de saúde realiza atendimento com a vacina antirrábica todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, no horário de 7h30 às 18h. A vacina é disponibilizada para pessoas que sofreram mordedura ou arranhadura de animais como cães, gatos, soim (sagui) e macaco que podem transmitir o vírus da raiva.

Sobre o atendimento no hospital da Primavera, a enfermeira Luciane Leal, que coordena a sala de vacina, explica que cada pessoa mordida por animal que procura a vacina é avaliada primeiro por um médico do hospital.

“O médico do plantão no hospital é quem define como será o tratamento. A vacina pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade quando forem agredidas por animais que geralmente são cachorro, gato, macaco e morcego”, fala.

O infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, explica que a doença é grave e não tem cura.

“A raiva é uma doença grave e invariavelmente fatal. A transmissão acontece pela saliva dos animais no ato da mordedura ou arranhões. O vírus da raiva acomete o cérebro e a medula espinhal e o período de incubação é de 45 dias podendo variar de poucos dias a vários meses. Os sintomas são febre, mal estar, irritabilidade, dor de cabeça, alterações de comportamento e confusão mental”, cita.  

Quem necessitou receber a vacina antirrábica foi a agente de endemias, Naiza Santos, 45 anos. Ela foi mordida por um cachorro de rua e necessitou de quatro doses da vacina.

“Tive ferimento leve na perna com a mordida do animal e cumpri o esquema vacinal com todas as doses recomendadas pelo médico”, fala.

A vacina antirrábica serve para prevenir a raiva em humanos antes ou após a exposição ao vírus.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais