Cidadeverde.com
Política

Doutor Pessoa decreta situação de emergência em Teresina após fortes chuvas

Imprimir

 

O prefeito Doutor Pessoa (MDB) anunciou na manhã deste domingo (02) que irá decretar situação de emergência em Teresina por conta das fortes chuvas que atingem a capital. O decreto deve ser assinado e publicado no Diário Oficial do Município ainda hoje, como forma de agilizar a adoção de medidas que possam diminuir o impacto das chuvas e facilitar a assistência às famílias que vivem em áreas de risco.

O anúncio da medida foi feito após a reunião com os membros do secretariado, na sede da Saad Norte. 

“Já autorizei que o decreto fosse feito, envolvendo os três entes federados, o governo federal, o governo estadual e o governo municipal, para trabalhar em conjunto nesse momento de vulnerabilidade, que está aí previsto que as coisas poderão ser mais agravadas”, disse o prefeito. 

Doutor Pessoa também anunciou que deve se reunir com o governador Wellington Dias (PT) para alinhar ações entre prefeitura e governo do Estado na capital

O prefeito ainda destacou que o comitê emergencial montado para atuar durante o período chuvoso está pronto para agir. “A prefeitura de Teresina sempre esteve pronta. Agora, no período de urgência e emergência, está convocando todos os secretários para juntos e integrados, resolver os problemas existentes. Se os problemas aumentarem, estamos prontos para agir em conjunto”, destacou. 

Doutor Pessoa também lamentou a morte do chef de cozinha, João Marcelo, que estava em um carro que foi arrastado pela correnteza na tarde de ontem, no bairro Satélite, zona Leste da capital. “Minhas condolências para a família. Fico muito triste”, lamentou. 

Foto: Lucas Dias/Semcom 

Transtornos

As fortes chuvas que caíram em Teresina nos últimos dias causaram transtornos em vários pontos da capital. Com a força da correnteza, carros foram arrastados e outros ficaram ilhados.

Na Avenida Homero Castelo Branco, nas proximidades da obra da galeria da zona Leste, a força da água arrastou vários veículos. Motoristas precisaram ser resgatados com a ajuda de populares que passavam pelo local. 

Na zona norte de Teresina, na região da Avenida Boa Esperança, famílias precisaram ser retiradas de casa após a águas invadir os imóveis. 

Alerta de chuvas 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesse sábado (01) um novo alerta laranja de chuvas intensas para o estado do Piauí. De acordo com o aviso, nas próximas 24 horas ocorrer chuvas com intensidade entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, além de ventos que podem chegar a até 100 km/h. 

O alerta do Inmet reforça a tendência de fortes chuvas nos primeiros dias de 2022, que já havia sido apontada em previsões recentes.


 

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

Imprimir