Cidadeverde.com

Sites de quatro órgãos do governo do Estado são alvos de ataque hacker

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Os sites da Polícia Militar e Civil do Piauí, da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e do Diário Oficial do Estado do Piauí, foram alvos de ataque na noite desse domingo (16). De acordo com o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, os sites sofreram uma ‘pichação’, ou seja, quando pessoas mal intencionadas realizam alterações em páginas da web. 

Ao buscar o site da Polícia Civil do Piauí na internet, é possível observar a frase: "ATI e sites do Governo do Piauí hackeados :)", possívelmente inserida pelo possível responsável do ataque. 

Fotos: Reprodução/Internet 

Segundo Antônio Torres, os sites não sofreram nenhum dano ou roubo de dados. “O site não foi hackeado, houve uma pichação, mas já foi resolvido. Os dados da Secretaria de Segurança são públicos então não houve nenhum problema”, explica.

O diretor da ATI acrescenta ainda que o problema já foi resolvido e que no momento os sites passam por uma manutenção para evitar novos ataques.

“Estamos só fazendo uma manutenção no site para evitar futuras pichações. Não houve qualquer dano, está normal, daqui a pouco os sites estarão ao ar”, acrescenta Antônio Torres.

 


Veja nota da ATI: 

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí –ATI informa que na noite do dia 16/01/2022 ocorreu um acesso indevido ao portal da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, todavia destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais