Cidadeverde.com

Rios baixam, mas continuam em cota de alerta na região Norte do Piauí

Imprimir

Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ

Mesmo após a diminuição do nível dos rios Marathaoan, Longá, Parnaíba e Poti, o boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no começo da tarde desta segunda-feira (14) informa que os trechos que passam pelas cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia seguem em cota de alerta ou atenção.  

O nível do rio Marathaoan observado no momento em Barras é de 4,05 m, cerca de 35 cm acima da cota de alerta, que é de 3,70 m. A previsão é que o nível continue o mesmo nas próximas oito horas. Já em Luzilândia a estimativa é que o rio Parnaíba chegue em 4,97 m nas próximas 12 horas, 3 cm abaixo da cota de alerta, mas ainda em atenção. 

Após alcançar o nível máximo em Esperantina no sábado (12), com 8,12 m, o rio Longá começou a entrar em recessão. Atualmente em 6,96 m, cerca de 44 cm abaixo da cota de inundação, que é de 7,40 cm. Apesar da previsão de queda nas próximas oito horas, o rio ainda deve permanecer em 6,74 cm, abaixo da cota de inundação mas ainda em alerta. 

Segundo a Defesa Civil de Esperantina, pelo menos 60 pessoas ficaram desabrigadas com a cheia do rio, que afetou cerca de 15 famílias. Apesar da redução do nível das águas, o CPRM reforça que os órgãos públicos competentes devem ficar atentos na execução das ações preventivas quanto à situação. 

“Os rios que passam nas cidades de Luzilândia, Barras e Esperantina encontram-se nesse momento em situação de alerta, dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas”, alertou o órgão.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais