Cidadeverde.com

Em nota, CRM reforça a importância do uso de máscara mesmo com flexibilização

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou nesta segunda-feira (14) uma nota à sociedade onde reforça que a população pode continuar utilizando máscara facial, mesmo com a liberação por parte dos gestores municipais, como é o caso de Teresina que a partir de hoje o uso do material deixa de ser obrigatório em espaços abertos.

Na nota o CRM destacou que com a vacinação, o mundo caminha cada vez mais para uma situação de endemia, que é quando a quantidade de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença se mantém constantes.

Diante disso, alguns gestores já estão liberando o uso de máscaras no país. Em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) determinou uma flexibilização e a partir de hoje o uso de máscaras faciais deixa de ser obrigatório em espaços abertos. A partir de 28 de março, deve ocorrer a liberação até mesmo em espaços fechados. O governador Wellington Dias (PT) ainda não publicou nenhum decreto nesse sentido.

Apesar da situação, o CRM afirmou que o uso do material é importante e destacou que a população pode continuar usando, mesmo com o fim da obrigatoriedade, já que é uma forma eficaz de proteção.

“O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades”, pontuou.

A instituição ainda destacou a importância da vacinação e da garantia de algumas medidas sanitárias para a proteção contra a doença.

“O Conselho reforça que a população procure completar seu esquema vacinal, respeite o isolamento quando for diagnosticado com a Covid-19 e continue praticando a higienização das mãos. Dessa forma poderemos conviver com a doença e retomar as atividades diárias tais quais eram antes da pandemia”, pontuou.

A próxima reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) acontece nesta segunda-feira, e a liberação do uso das máscaras em todo o estado será discutida.

Nota do CRM

Faz exatamente dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia da COVID-19. Durante este período, o mundo perdeu 6 milhões de vidas para a doença, incluindo mais de 655 mil no Brasil e mais de
7.600 no estado do Piauí.

Com o avanço da vacinação, o desenvolvimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 causadoras de doença mais leve e a própria exposição da população ao micro-organismo com desenvolvimento de imunidade, o mundo caminha cada vez mais para uma situação de endemia, que é quando a quantidade de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença se mantém constantes.

Diante disso, autoridades sanitárias e governantes ao redor do mundo começam a relaxar as medidas de contenção da transmissão da doença, como uso de máscaras, distanciamento social e proibição de eventos.

O município de Teresina deu o primeiro passo neste sentido, por meio do Decreto Nº 22.200, de 7 de março de 2022, o qual dispõe sobre a flexibilização gradual das medidas não farmacológicas de contenção da COVID-19 em Teresina, ao revogar a obrigatoriedade do uso de máscaras durante atividades ao ar livre a partir de 14 de março de 2022, excetuando-se shows e espetáculos.

O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades.

Por fim, o Conselho reforça que a população procure completar seu esquema vacinal, respeite o isolamento quando for diagnosticado com a Covid-19 e continue praticando a higienização das mãos. Dessa forma poderemos conviver com a doença e retomar as atividades diárias tais quais eram antes da pandemia.
Conselho Regional de Medicina Do Estado Do Piauí – CRM-PI

 

 

Bárbara Rodrigues

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais