Cidadeverde.com

Alepi aprova criação de cadastro de reserva em concurso da Polícia Militar

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou na terça-feira (30) o projeto de lei que autoriza convocação para o exame de saúde do concurso da Polícia Militar de 2021 e ainda cria um cadastro reserva.

O projeto foi encaminhado pela governadora Regina Sousa (PT), com base em um indicativo de lei de autoria dos deputados Themístocles Filho (MDB) e coronel Carlos Augusto (MDB), que faz alterações no edital de nº 02/2021 do concurso da Polícia Militar que foi realizado para o preenchimento de 1.000 vagas para o cargo de soldado.

Confira aqui a proposta

A primeira mudança é a convocação dos aprovados para exame de saúde, médico e odontológico, que faz parte do processo que visa o ingresso no Curso de Formação de Soldado. 

Outra mudança é a criação de um cadastro reserva, o que antes não era previsto no edital. Só vão integrar o cadastro reserva, os candidatos que tiveram pontuação igual ou superior a 60%, ou seja, 48 pontos da prova escrita objetiva, e também 50% do total de pontos de cada matéria de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Também devem obter 12 pontos na prova escrita dissertativa.

“São três critérios que os candidatos que fizeram o concurso precisam observar, tendo esses três requisitos da lei, onde vamos para o número de pessoas classificadas no cadastro reserva. A lei permite que seja até o dobro do número de vagas, até 2 mil. Foram 1 mil aprovados e mais 2 mil classificados. No concurso participaram 38 mil candidatos e vamos lutar para que sejam formadas turmas nos anos seguintes, pois precisamos ter cadastro reserva”, afirmou o deputado coronel Carlos Augusto ao Cidadeverde.com.

A nota final dos candidatos que integram o cadastro reserva será a soma algébrica da nota final obtida na prova escrita objetiva e na prova escrita dissertativa, posicionados segundo a ordem decrescente de pontuação.

Bárbara Rodrigues e Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais