Cidadeverde.com

Após fortes chuvas, Defesa Civil monitora 56 áreas de risco em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (Semdef) faz o monitoramento de 56 áreas de risco por causa das fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. As áreas monitoradas possuem risco de alagamentos, deslizamentos e outras situações de risco potencializadas pelas chuvas. 

Ao Cidadeverde.com, o gerente de operações da Semdef, Marcos Rolf, afirmou que apenas uma família dessas áreas precisou ser retirada de sua residência devido ao deslizamento de um barranco

Entre as áreas que requerem atenção redobrada da Defesa Civil estão a região do São Joaquim, devido a Lagoas do Norte, e a região do Pedro Balzi, na Vila da Paz, zona Sudeste de Teresina. 

“A gente continua com as mesmas áreas de risco. Estamos acompanhando de acordo com o que o Instituto de Meteorologia repassa para a gente. Não foi preciso remover essas famílias por conta das chuvas recentes”, informou Marcos Rolf. 

Uma situação que chamou atenção da Defesa Civil foi o desmoronamento de um barranco no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina, no dia 1º de novembro. A casa precisou ser interditada, mas não houve feridos.

"Ao chegarmos na ocorrência verificamos que o barranco, de aproximadamente três metros que fica no quintal da residência, desabou. A proteção de tijolos também desabou comprometendo a estrutura da residência. Realizamos avaliação técnica e interditamos o local para que as pessoas estejam em segurança", pontuou o gerente Marcos Rolf.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Em caso de emergência, o gerente orienta que a população entre em contato com a Defesa Civil através do 199. O órgão conta com 30 brigadistas que dão suporte em casos de emergência 24 horas por dia. 

“As chuvas começaram e estamos preparando um plano de ação que em data oportuna será apresentado à sociedade”, completou Marcos Rolf. 

Previsão de mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta terça-feira (08) um novo alerta para Teresina de chuvas intensas na cidade. Os ventos podem chegar a 100 km/h e a chuva entre 50 e 100 mm/dia. Além disso, há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 


Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais