Cidadeverde.com

Menopausa pode causar períodos de ansiedade e depressão em mulheres

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Todas as mulheres que menstruam passam pelo processo natural de envelhecimento e vivenciam essa fase de transição entre o período fértil para o infértil. Entretanto, conhecer os sintomas para identificar a chegada dessa fase além de saber os principais sintomas e tratamentos é essencial para continuar com uma qualidade de vida durante todo processo.


O que é perimenopausa?

A perimenopausa é o que acontece com o corpo feminino quando está chegando a menopausa (última menstruação). A ginecologista obstetra Loreta Canivilo explica que: “A perimenopausa é um período de 5 a 7 anos que antecede a menopausa. Um fato marcando nessa fase da vida da mulher e a irregularidade no ciclo menstrual que pode ser precoce (duração do ciclo inferior a 23 dias) ou tardia (duração do ciclo maior a 40 dias)”.


O que é menopausa?

A menopausa é a fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, pois os hormônios femininos já não são mais produzidos pelos ovários. A especialista pontua que uma mulher entra na menopausa após a ausência consecutiva da menstruação por 12 meses. Situação que costuma ocorrer entre 45 e 55 anos, marcando assim, o fim da fase reprodutiva.


Sintomas

Alguns sintomas que a especialista cita que mulheres podem sentir nesse período da vida:

-Alterações menstruais
-Calor intenso e abrupto
-Redução da libido
-Sudorese noturna
-Problemas para dormir
-Mudanças de humor
-Períodos de ansiedade e depressão
-Diminuição da autoestima
-Ganho de peso
-Desaceleração do metabolismo
-Diminuição do tamanho dos seios
-Pele seca e cabelos mais finos
-Secura vaginal
-Diminuição da elasticidade da pele
-Tratamento
 

Os tratamentos para passar por essa fase da vida são diversos, e varia de acordo com cada mulher. A médica evidencia que não existe jeito certa ou errado e sim, o que se enquadra melhor para cada paciente.

Se existe um quadro de sangramento em grande volume acarretado de cólicas e em um período curto, por exemplo, o recomendado é a Gestrinona, que bloqueia a menstruação. Uma outra abordagem é utilizar um anticoncepcional adequado para essa fase da vida da mulher.

Em contrapartida, uma outra possibilidade para quem não quer utilizar hormônio, é recorrer aos anti-inflamatórios que auxiliam na diminuição do ciclo, ou também, utilizar a progesterona natural, que auxilia na redução dos sintomas desse período e contribui no diagnóstico.


Qualidade de vida

Para manter a qualidade de vida mesmo neste período, a especialista dá algumas dicas fundamentais:

-Beba bastante água;
-Use roupas leves;
-Pratique exercícios regularmente para fortalecer os músculos;
-Evite o tabagismo e alcoolismo;
-Opte por refeições mais leves e mais frequentes;
-Tome sol e use protetor solar.
-Estas medidas contribuirão para a melhoria do bem-estar e prevenção de doenças.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais