Cidadeverde.com
Últimas

Themistocles Filho renuncia e Franzé Silva é o novo presidente da Alepi

Imprimir
  • 07.jpg Divulgação/Ascom
  • 06.jpg Divulgação/Ascom
  • 05.jpg Divulgação/Ascom
  • 04.jpg Divulgação/Ascom
  • 03.jpg Divulgação/Ascom
  • 02.jpg Divulgação/Ascom
  • 01.jpg Divulgação/Ascom

O deputado Themístocles Filho (MDB) entregou sua carta de renúncia ao mandato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na manhã deste sábado (31). Atual presidente da Casa, o emedebista será empossado como novo vice-governador no domingo (1)

A solenidade aconteceu no gabinete da presidência e contou com a presença de diversos parlamentares. “Neste momento estamos fazendo a passagem de comando. Vai assumir a presidência da Assembleia o deputado Franzé [Silva]”, disse Themístocles na ocasião.

Themístocles Filho foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Em 2004 foi eleito presidente da Alepi, cargo que exerceu por 18 anos. Ele deixa o mandato no parlamento para ser o vice de Rafael Fonteles (PT) no Governo do Estado e Ziza Carvalho (MDB) assume a cadeira.

Após a renúncia, Franzé Silva, que é o atual vice-presidente da Alepi, foi aclamado pela Mesa Diretora como o novo chefe do legislativo estadual. Ele agradeceu e destacou a “responsabilidade” em suceder Themístocles Filho.

“Nos não iremos inventar a roda. Iremos, com a participação coletiva dos deputados, é o que tenho dito desde o início, vamos fazer a gestão compartilhada, ouvindo cada um para que a gente possa aprimorar”, afirmou o novo mandatário.

Reeleição

Após entendimento entre os partidos da base governista, Franzé Silva deve ser reconduzido à presidência da Assembleia na abertura da próxima legislatura, no dia 1° de fevereiro de 2023. A expectativa é que Severo Eulálio (MDB) assuma o cargo no segundo biênio. 

Neste caso, a mudança no regimento da Alepi que acabou com a reeleição para os membros da sua Mesa Diretora não terá impacto, uma vez que o dispositivo só impede a renovação do mandato dentro da mesma legislatura. 

Breno Moreno
[email protected]

Imprimir