Cidadeverde.com

Teresina tem 6 mil famílias com CadÚnico desatualizado que podem perder Bolsa Família

Imprimir

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) estima que cerca de seis mil famílias de Teresina não realizaram a atualização Cadastro Único (CadÚnico) entre os anos de 2017 e 2018. Caso permaneçam nessa situação, os beneficiários podem perder a participação em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. 

"Essa atualização cadastral é importante, sob pena de perder algum benefício. [...] Em torno de seis mil famílias estão desde 2018 com o cadastro desatualizado, então essas famílias têm que correr para que seus cadastros sejam atualizados”, destacou o secretário Allan Cavalcante em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (3). 

Ao tomar posse na última segunda-feira (3) como novo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias anunciou uma reformulação no Bolsa Família e afirmou que pretende abrir um novo prazo para atualização do CadÚnico. A ideia é possibilitar aos beneficiários que não preenchem os requisitos a oportunidade de solicitar o desligamento voluntário. 

Por sua vez, Allan Cavalcante avalia que os beneficiários teresinenses que não atualizaram os dados pessoais são justamente os que não atendem mais aos critérios. “Acredito que sejam pessoas que não precisam mais, tendo em vista o tempo que estão sem atualizar seus cadastros. Esse deve ser o parâmetro que será usado pelo governo federal”, disse. 

 

Em 2022, o Governo Federal realizou um “pente-fino” nos benefícios do Auxílio Brasil para cortar o pagamento para aquelas famílias cujas informações cadastrais eram incompatíveis ou a renda superior ao limite estabelecido para o programa.

De acordo com a gerência e programas de transferências e benefícios socioassistenciais da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), o Piauí totalizava 53 mil famílias que não haviam atualizado o CadÚnico e estavam sob risco de perder o pagamento do benefício

Como atualizar o cadastro?

  • Para atualizar as informações do CadÚnico o beneficiário deve procurar um dos 19 Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital com os seguintes documentos: 
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Título de Eleitor;
  • Documentação de identificação dos demais membros da família, como: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou título de eleitor;
  • Comprovante de endereço atualizado com CEP, de preferência o talão de energia elétrica;
  • Comprovante de matrícula escolar/Declaração da Escola com INEP atualizado no prazo de 30 dias, das crianças e jovens de 06 a 21 anos.

Breno Moreno (Com informações da Semcaspi)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais