Cidadeverde.com

Dino anuncia R$ 100 milhões para segurança no Rio Grande do Norte

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta 2ª feira (20) investimentos de R$ 100 milhões para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte. Os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão destinados ao complexo da Polícia Civil, ao regimento de cavalaria da Polícia Militar; e a polícia científica do estado.

"Além disso, nós vamos destinar imediatamente ao estado viaturas e armas longas, carabinas, que vão ampliar o poder de resposta das policiais estaduais. Já temos parte desse equipamento comprados e que será entregue ao longo dessa semana ou da próxima", afirmou Flávio Dino.

O anúncio foi feito no início da tarde, numa coletiva de imprensa de Flávio Dino, ao lado da governadora Fátima Bezerra. O ministro explicou que o valor destinado ao Rio Grande do Norte se refere a recursos extras, além do que o governo do estado já tinha disponibilizado. 

"Estamos assumindo os custos de obras [previstas] para a polícia científica. Essas despesas serão assumidas pelo governo federal. Dessa forma, vamos liberar o governo estadual para fazer investimentos em viaturas e armas", disse Dino.

Controle progressivo

Dino ainda avaliou que no sétimo dia das ações criminosas no estado, há um controle progressivo da situação: "Controle progressivo, que significa taxas declinantes. A situação de ontem não é a que nós desejamos, mas é muito melhor que dois ou três dias atrás, porque saímos de centenas de ataques para menos de 10", disse o ministro. Até este domingo (19.mar), o estado contabilizou 284 ataques a prédios públicos, comércios e veículos.

Na coletiva, o ministro da Justiça ainda confirmou que deverá estender a permanência das forças nacionais no estado, "enquanto a governadora achar necessário".

"Estamos hoje com aproximadamente 700 integrantes das Forças Federais e da Força Nacional apoiando o sistema estadual do Rio Grande do Norte, enquanto a governadora achar necessário. E temos a possibilidade, se houver necessidade, de ampliar esse efetivo", garantiu o ministro da Justiça.

Flávio Dino está no Rio Grande do Norte desde domingo (19.mar), para acompanhar as ações de combate ao crime organizado. O estado vive o sétimo dia de terror. Desde a última 3ª feira (14.mar), diversas cidades potiguares foram atingidas por atentados. Veículos foram incendiados, prédios públicos e privados depredados e suspeitos morreram em confronto com a polícia. Segundo a polícia, os ataques são coordenados por uma facção criminosa.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais