Cidadeverde.com

Governo prepara licitação para expandir metrô em bairros da zona Sudeste de Teresina

Imprimir

Foto: arquivo/Cidadeverde.com

A Companhia Ferroviária do Piauí (CFP), antiga CMTP, prepara a licitação para as obras de expansão da linha férrea na região Sudeste de Teresina, ligando os bairros Dirceu e Colorado. O novo trecho terá cerca de dois quilômetros e deve ampliar o funcionamento do metrô. 

“A expansão foi autorizada pelo governador Rafael Fonteles. Se der tudo certo, até o final do próximo ano estamos com ela se não concluída, próxima da inauguração. O investimento é de mais de R$ 9 milhões”, disse José Augusto, diretor da CFP. 

Na última quarta-feira (21) a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um requerimento solicitando um estudo de viabilidade para ampliar o funcionamento do metrô para algumas comunidades da zona rural da capital.

A proposta, de autoria da deputada Ana Paula (MDB), foi encaminhada ao governador e à CTP. A intenção é que o serviço atenda a população do povoado Taboca do Pau Ferrado, na zona rural Sudeste da capital. 

Na matéria, a parlamentar argumenta que o requerimento atende uma solicitação dos moradores da região e também pode ser uma alternativa para solucionar o problema do transporte público teresinense, já que também deve beneficiar bairros em áreas urbanas. 

“Com esta ampliação, atenderemos mais de 134.119 mil usuários do transporte público, que representam 17,5% da população urbana, que terá transporte coletivo a baixo custo”, justificou a deputada em sua proposição. 

Segundo José Augusto, esse assunto vem sendo debatido há algum tempo com os parlamentares. A ideia é viabilizar novas alternativas para melhorar o transporte público teresinense, para isso, debate-se a alocação de emendas para o projeto de expansão. 

Uma das ideias, ainda em fase de negociação, é ampliação do número de usuários do metrô integrando as estações ao sistema do transporte coletivo urbano da capital. A ideia é que os passageiros dos ônibus possam usar o metrô sem custo.

“Estamos procurando o Setut [Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina] para uma parceria, que não onere o usuário do metrô,  para melhorar essa vinda ao Centro”, pontuou o diretor. 

Com recursos em caixa, o Governo do Estado também tenta a aprovação do projeto de requalificação dos 16 quilômetros do metrô de Teresina. Além de uma ampla reforma e modernização de estações, a obra prevê a duplicação da linha férrea existente na capital. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais