Cidadeverde.com

Rafael Fonteles anuncia R$ 1 bilhão para fortalecer agricultura familiar no Piauí

Imprimir

Fotos: Regis Falcão/Ccom

 

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta quinta-feira (04) o investimento de R$ 1 bilhão para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Piauí. As ações serão realizadas através de um programa de valorização para o segmento, com foco na modernização das atividades. 

O programa será executado entre 2023 e 2026 e prevê investimentos para estruturação da rede de comercialização e em tecnologia. 

O lançamento do programa corresponde a uma das metas de gestão estabelecidas no plano de governo da gestão Rafael Fonteles. A ideia é fortalecer a agricultura familiar, que é a principal responsável pela produção de alimentos consumidos no Brasil. 

O governador destacou, dentro do programa, o apoio à comercialização, a tecnologia acessível aos pequenos produtores e a participação social, através das associações, conselhos e movimentos sociais. 

“Seja através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da merenda escolar, o acesso às mudas e sementes, os tratores e kits de irrigação. Todos esses fatores resultam no aumento da produtividade e mais renda para o nosso povo que vive no campo”, afirmou Rafael Fonteles.

No Piauí, 80,3% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar, com ocupação de 38,6% da área destinada a atividades agropecuárias no estado, sendo o quarto do Nordeste e o oitavo do Brasil. 

O governador lembrou que o Piauí já é destaque em algumas cadeias produtivas, como mel, caju, ovinocaprinocultura e destacou a necessidade de investir para desenvolver a parte de fruticultura, peixes e suínos.

 “Precisamos avançar muito, pois temos água abundante na maior parte do estado e precisamos fortalecer o grande, o pequeno e médio produtor de bovino, além dos grãos que já é uma realidade muito forte, principalmente na região dos Cerrados”, comentou.

A secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que o Programa de Valorização da Agricultura Familiar tem importância fundamental, pois visa estruturar a produção e traz a comercialização como eixo principal. “Queremos organizar todo o processo de comercialização, pois temos a convicção de que havendo mercado para os produtos da agricultura familiar, o agricultor vai plantar”, garante Rejane.

No lançamento, Rejane Tavares apresentou programa que garante as compras institucionais, além de parcerias com setores privados para que as empresas privadas possam comprar os produtos da agricultura familiar se tornando parceiros no processo de beneficiamento da produção.

“É preciso dar acesso aos agricultores familiares a máquinas que agilizam e aumentam o processo produtivo e também às tecnologias de informação como aliados dos agricultores nos processos de venda”, afirmou a secretária Rejane Tavares.


Natanael Souza (Com informações da Ccom)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais