Cidadeverde.com

Juiz marca audiência de instrução e mantém prisões de acusados de matar Flávia Wanzeler

Imprimir

Foto: Reprodução redes sociais

O juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto, da 3ª Vara Criminal de Teresina, marcou para 22 de junho a audiência de instrução e julgamento de Francisco Emanoel dos Santos Gomes, Antônio Cleison Barbosa Silva e Denilson Weviton Santos Nicolau pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte, contra a estudante de medicina Flávia Wanzeler, morta no dia 12 de fevereiro deste ano. Na decisão, do dia 14 de maio, o juiz ainda decidiu manter a prisão preventiva dos três acusados. 

Os três homens ainda respondem pelo latrocínio tentado contra Pedro Henrique Barroso e Silva,  namorado de Flávia, além de responderem por receptação e adulteração de sinal de veículo automotor, pois no dia do crime estavam usando um veículo roubado.

O juiz analisou os mandados de prisão preventiva, pois a cada 90 dias é necessário revisar a necessidade de sua manutenção, já que os acusados estão presos desde o dia 13 de fevereiro deste ano

Segundo o juiz João Antônio Bittencourt, as prisões devem ser mantidas para a garantia da ordem pública.

“A prisão preventiva, neste caso específico, não constitui antecipação de cumprimento de pena, porquanto demonstradas as condições de admissibilidade, os pressupostos e os fundamentos legais da prisão preventiva, conforme exigem os arts. 311 a 316 do CPP. Destarte, entendo que a medida excepcional se justifica com vistas à garantia da ordem pública, com base nas motivações acima declinadas, no que observo serem as medidas cautelares previstas no art. 319 do CPP, inadequadas para o caso em apreço, sendo a manutenção da prisão preventiva de Antônio Cleison Barbosa Silva, Francisco Emanoel dos Santos Gomes e de Denilson Weviton Santos Nicolau medida que se impõe”, disse o juiz na decisão.

Na decisão também foi marcada a audiência de instrução e julgamento para o dia 22 de junho de 2023, às 9h, na 3ª Vara Criminal de Teresina, assegurando a participação por videoconferência dos réus/testemunhas/vítimas que não possam comparecer presencialmente ao ato.

Entenda o caso

A estudante de medicina de 23 anos morreu após ser baleada no dia 12 de fevereiro durante uma tentativa de assalto na Avenida Homero Castelo Branco, na Zona Leste de Teresina. Flávia Cristina Wanzeler Sampaio ainda chegou a ser levada para um hospital particular, mas não resistiu aos ferimentos. 

Segundo informações do tenente Pessoa, do 5º Batalhão da PM, a vítima estava no carro com o namorado quando três criminosos chegaram e anunciaram o assalto. O rapaz teria tentado sair de ré e os assaltantes acabaram atirando. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. Já o namorado não ficou ferido.

Na segunda-feira (13), Francisco Emanoel foi preso em Caxias, no Maranhão, Denilson Weviton Santos Nicolau, foi localizado no bairro Morada do Sol, e Antônio Cleison foram presos.

Nos depoimentos, Denilson afirmou que foi Francisco que fez o disparo, e que ele teria sorrido após o disparo e afirmado que o caso foi um "efeito colateral".

Já Francisco diz que foi Ceará que atirou e que recebeu R$ 1 mil para participar do roubo.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais