Cidadeverde.com

Acusados de matar Flávia Wanzeler são condenados a 77 anos de prisão

Imprimir

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

O juiz João Antônio Bittencourt, da 3ª Vara Criminal de Teresina, em decisão do dia 13 de agosto, condenou em 77 anos e 10 meses de prisão Francisco Emanoel dos Santos, Antônio Cleison Barbosa Silva e Denilson Weviton Santos Nicolau pela morte da estudante de Medicina Flávia Cristina Wenzeler Sampaio durante um latrocínio, roubo seguido de morte, ocorrido no dia 12 de fevereiro de 2023.  

Eles responderam por latrocínio consumado contra a Flávia Wenzeler, latrocínio tentado contra o então namorado da vítima Pedro Henrique Barroso, associação criminosa, receptação dolosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, pois usaram um veículo roubado no crime.

No julgamento, Pedro Henrique que era namorado de Flávia Wenzeler, disse que estava conduzindo devagar o carro quando foi fechado pelos suspeitos que estavam em outro veículo. Ele disse que tentou dar a ré no carro e acabou subindo uma calçada e batendo em um portão. Foi quando um dos acusados desceu e realizou um disparo.

“Primeiramente, desceram dois do carro – um do banco da frente e outro do banco de trás. Quando eu dei a ré, eles voltaram pra entrar no carro e aí foi quando desceu outro que tava armado, que efetivou o tiro. (...) O tiro passou do lado da coluna do carro. Eu senti como se ele tivesse passando por trás de mim. Na verdade, quando aconteceu, eu pensei que tivesse sido em mim e entrou no ombro da minha companheira”, informou no julgamento.

Francisco Emanoel, vulgo Biel, e Antônio Cleison, o Macapá, negaram participação no crime, enquanto Denilson Weviton, o Ceará, confessou participação.

Na decisão o juiz João Antônio Bittencourt entendeu que existem várias provas contra os acusados.  “No presente caso, há fortes indícios de que a intenção dos agentes era subtrair o veículo automotor do casal (Flávia Cristina e Pedro Henrique), assim como aparelhos celulares deles (do casal), não se consumando por circunstâncias alheias à vontade deles (dos acusados). Não obstante a isso, restou comprovado nos autos a morte da senhora Flávia Cristina, resultado de um disparo de arma de fogo efetuado por um dos agentes, atingindo fatalmente a vítima, provocando choque hipovolêmico hemorrágico”, destacou o juiz.

Os acusados foram condenados a:

  • Francisco Emanoel dos Santos Gomes, apontado como o autor do disparo, foi condenado a 31 anos, dois meses e 20 dias de reclusão e ao pagamento de 44 dias-multa;
  • Denilson Weviton Santos Nicolau foi condenado a 23 anos e quatro meses de reclusão e ao pagamento de 20 dias-multa;
  • Antônio Cleison Barbosa Silva foi condenado a 23 anos e quatro meses de reclusão e ao pagamento de 20 dias-multa.

Entenda o caso

A estudante de medicina de 23 anos morreu após ser baleada no dia 12 de fevereiro durante uma tentativa de assalto na Avenida Homero Castelo Branco, na Zona Leste de Teresina. Flávia Cristina Wanzeler Sampaio ainda chegou a ser levada para um hospital particular, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações do tenente Pessoa, do 5º Batalhão da PM, a vítima estava no carro com o namorado quando três criminosos chegaram e anunciaram o assalto. O rapaz teria tentado sair de ré e os assaltantes acabaram atirando. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. Já o namorado não ficou ferido.

No dia 13 de fevereiro Francisco Emanoel foi preso em Caxias, no Maranhão, Denilson Weviton Santos Nicolau, foi localizado no bairro Morada do Sol, e Antônio Cleison foram presos.

Nos depoimentos, Denilson afirmou que foi Francisco que fez o disparo, e que ele teria sorrido após o disparo e afirmado que o caso foi um "efeito colateral".

Já Francisco diz que foi Ceará que atirou e que recebeu R$ 1 mil para participar do roubo.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais