Cidadeverde.com

Ministro garante apoio e 1ª etapa do Porto de Luís Correia será entregue em dezembro

Imprimir

Fotos: Ascom

 

Por Yala Sena


O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu ao governador Rafael Fonteles (PT) apoio para a conclusão do Porto de Luís Correia, obra que se arrasta por 47 anos, desde o lançamento da sua pedra fundamental. 

Em Brasília, o governador se reuniu com o ministro, já que pretende agilizar os trâmites para que a obra seja entregue no dia 13 de dezembro.  

“O novo Porto de Luís Correia, sem dúvida será fundamental para o desenvolvimento do estado e, sobretudo, para geração de oportunidades. O senhor vai contar com nosso apoio e do presidente Lula, para o quanto antes, nossa equipe tirar do papel e dia 13 de dezembro a gente dar a ordem de serviço do porto”, disse o ministro.

O Porto de Luís Correia foi idealizado na década de 1960, mas a primeira pedra fundamental é datada de 1976. Após várias paralisações e brigas judiciais com empresas, o governo do estado anuncia a conclusão da primeira etapa do Porto - Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao Rio Igaraçu. Foram investidos R$ 90 milhões, o maior volume de recursos já aplicados pelo Governo do Estado em obra pública.

Uma das principais atividades do Porto de Luís Correia será o transporte dos grãos produzidos no cerrado piauiense.

“Vai começar no dia 13 de dezembro como um terminal pesqueiro, porque estamos vencendo a batalha do calado. Depois podemos ampliar com apoio do ministério, para operações ainda maiores que vão tornar nosso Porto de Luís Correia uma referência para o Brasil”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Com a construção do Porto de Luís Correia, o Piauí receberá também a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). As ZPEs são como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior.

A obra do calado representa a parte submersa do navio. O desafio ao longo da obra é avançar em profundidade para receber grandes embarcações.

No mês passado, ocorreu a instalação da primeira draga no porto, que busca atingir uma profundidade de 7 metros na maré baixa e 9 metros na maré alta, para permitir que os navios de grande porte possam ter acesso até o cais que será construído.

Recursos para aviação regional

O governador e o ministro trataram também de investimentos que devem contemplar o Piauí na área da aviação regional.

“São obras fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Piauí, que vão atrair novos investimentos, melhorar a competitividade das nossas empresas e gerar mais empregos e renda para o nosso povo” finalizou Fonteles.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais