Cidadeverde.com

Bárbara do Firmino rompe com oposição e declara apoio à pré-candidatura de Fábio Novo

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com

Atualizada às 14h55

O deputado estadual Fábio Novo (PT) disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (18) que o apoio da também deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) à sua pré-candidatura à prefeitura de Teresina, aumenta a "responsabilidade" com a cidade. A deputada, que até então integrava o grupo de oposição e também se alçava como pré-candidata, decidiu apoiar o petista. O parlamentar disse que o apoio de Bárbara do Firmino à sua pré-candidatura "não causa espanto", e lembrou o início da sua carreira política, quando se elegeu vereador de Bom Jesus pelo PSDB em 1996 com o apoio do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho.

"Não é de se espantar o apoio da Bárbara. É preciso dizer aqui quem é o Fábio Novo. Hoje tenho mais de 20 anos filiado no PT. Lá atrás, quem me levou para a política foi o Firmino, eu fui filiado no PSDB, aos 18 anos de idade, pelo Firmino. Fui vereador na minha terra natal. Eu me encontrei com Firmino nesse momento, depois me encontrei com Firmino novamente na eleição da Assembleia Legislativa. O Firmino foi um dos principais articuladores daquela campanha que eu perdi para  o deputado Themistocles, hoje nosso vice-governador. Depois eu me torno secretário de Cultura, Firmino é prefeito. Várias parcerias, ele na oposição, eu no governo, mas Teresina em primeiro lugar", citou.

Para o deputado, apesar das divergências históricas entre PT  e o PSDB, partido do ex-prefeito Firmino Filho, já ocorreram situações em que os partidos estiveram juntos. Segundo ele, atualmente, a sigla tem uma maior capacidade de dialogar.  

"É a primeira vez que o PT e o PSDB estiveram juntos? Não. No passado, em 98, tivemos uma chapa no Piauí, PT - PSDB. Eu, presidente do PT no Piauí, divergi do meu partido para apoiar em Bom Jesus, Marcos Elvas do PSDB, com o PT de vice. E fizemos uma grande gestão na cidade. O diálogo que a gente faz hoje na Assembleia Legislativa, a oposição converge muito mais com a situação do que antigamente porque a gente tem dialogado mais. E isso tem acontecido, sem nenhum tipo de barganha", pontuou.

Bárbara do Firmino rompe com oposição e declara apoio à pré-candidatura de Fábio Novo

A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), apoio a pré-candidatura do deputado Fábio Novo à Prefeitura de Teresina.

Fábio Novo iniciou o discurso no ato de adesão, dizendo que a ficha dele “ainda não tinha caído" e chegou a se emocionar ao relembrar a eleição para à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), destacando que recebeu o apoio do ex-prefeito Firmino Filho, mesmo estado em partido adversários. 

“Eu sempre quis estar com Firmino e hoje estou com ele, estou com Bárbara do Firmino. Queremos você não só para votar, sinta-se acolhida no nosso grupo”, disse Fábio Novo.

Ele seguiu acrescentando: “eu sempre tenho dito que dentro desse movimento cabem todos e todas, independente da cor partidária. Lula fez isso com Geraldo Alckmin, buscou nele uma pessoa para ajudar a reconstruir esse país. Eu mesmo fui do PSDB. Precisamos unir todas a forças, Bárbara para reconstruir a cidade. Estou emocionado e feliz”, disse.

Veja também:

Bárbara relata falta de apoio na oposição 

Em entrevista à imprensa, Bárbara do Firmino destacou dois motivos para a decisão de recuar da pré-candidatura e apoiar o petista: a relação de Fábio Novo com o pai e a falta de apoio que, segundo ela, não teve na oposição. 

“Acredito que o deputado Fábio vai fazer um excelente trabalho, assim como ele fez na Secretaria de Cultura do nosso estado. Ele fez um grande trabalho, inclusive com parcerias com meu pai, por exemplo, o Museu de Imagens Som aqui na nossa capital. Então, acredito que realmente vai ser uma gestão desenvolvimentista, uma gestão que realmente vai encaminhar para frente, vai tomar novos rumos. Nós, que somos jovens na política, consideramos o deputado Fábio um jovem na política e acredito que tem muito a acrescentar para a nossa capital”, pontuou. 

Sobre a falta de apoio, ela disse ao Cidadeverde.com: “Eu acredito que há muitos fatos, que eu prefiro não comentar sobre esses pormenores da política, mas é claro que a gente precisava de mais apoio, precisava de mais companhia, mais dedicação, não só do Progressista, mas sim de todo o grupo da oposição, de todos os partidos”, disse. 

Bárbara do Firmino ainda agradeceu ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) pelo apoio na campanha de deputada estadual, mas pontuou já não seguir o mesmo projeto político. 

“Sou muito grata por tudo que aconteceu lá no Progressistas, sou muito grata ao senador Ciro Nogueira por esse apoio durante a minha campanha para deputado estadual, mas não comungo mais o mesmo projeto e a gente está agora com esse projeto novo, que é deputado Fábio Novo”, pontuou. 

O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), afirmou que Barbara do Firmino será acolhida não só no grupo de Fábio Novo, mas também na base parlamentar do Palácio de Karnak.

“Nós iremos acolhê-la, não só fisicamente, mas através das ideias, dos projetos, do que ela representa para a Teresina”, declarou. 

 

  • fabio-barbara.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_43_43_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_43_43_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_43_43_(3).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_43_43.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_43_55.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_43_59.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_44_51.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_55_29.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-10-18_at_11_55_30.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais