Cidadeverde.com

Insatisfação do PV com federação cresce e Teresa Britto pode deixar partido

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/ Cidade Verde

Por Paula Sampaio

A ex-deputada Teresa Britto pode deixar o Partido Verde. Em entrevista, ao Cidadeverde.com, na manhã desta quinta-feira (26), a ouvidora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reafirmou o desejo de disputar o Palácio da Cidade em 2024 pela sigla, mas também admitiu a possibilidade. A situação passa por uma insatisfação do PV na federação com o PT e PCdoB tanto em Brasília, quanto em Teresina e outras cidades, onde há entraves para pré-candidaturas majoritárias. 

“Eu sou apaixonada pelas bandeiras do partido, tem tudo a ver comigo e eu a ver com o partido, mas, na política não podemos dizer nunca e nem jamais”, pontuou. 

A crescente insatisfação, segundo a ex-deputada, pode levar  até mesmo o PV a buscar meios para deixar a federação com o PT e PCdoB. Teresa Britto, que é vice-presidente nacional da sigla e filiada ao partido há pelo menos duas décadas, confirma a informação:

“Esse movimento que estamos fazendo a nível de Brasil será importante para ver até onde o respeito da federação com o PV, tudo pode acontecer, até mesmo sairmos da federação. Temos cláusulas, se o partido for discriminado, a insatisfação é geral, devido ao tratamento que estamos recebendo”, declarou. “Não não vamos a reboque de nenhum partido e estou falando como vice-presidente nacional, é um partido pequeno, mas é um partido que tem nome e até abril tem muito tempo, quem tem tempo não tem pressa”, disse.  

A insatisfação tem duas linhas de frente. A participação da sigla na gestão do presidente Lula (PT) a nível federal. O partido, inclusive, articula uma agenda com o petista para tratar da questão. Já em Teresina, segundo a ouvidora, o que pesa é a ausência de diálogo com os diretórios que fazem parte da federação, inclusive, sobre os projetos de pré-candidato dela própria e do deputado Fábio Novo (PT). 

“Teresina, Cuiabá, Natal. São três cidades que estão no nosso mapa como prioridade para o PV dentro da federação, mas, isso não está sendo respeitado. Aqui colocam até para a imprensa e para a sociedade… e eu cheguei até ver de uma vereadora do partido que a federação já havia escolhido um nome. Não, não foi a federação.  A federação são três partidos e perpassa pelos diretórios estaduais e municipais, só será definido nas convenções. Não é o candidato da federação. Não houve eleição. Hoje, a federação tem dois pré-candidatos: Teresa Britto e o candidato do PT”, pontuou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais