Cidadeverde.com

“Tem muitos compradores de hidrogênio verde, mas não há produção”, garante presidente da Solatio

Imprimir

Fotos: Gabriel Paulino

 

Por Yala Sena

O mercado de hidrogênio verde no mundo acelerou após a Rússia e Ucrânia entrarem em guerra. Diante da demanda iminente e da necessidade da transição energética, duas multinacionais – Green Energy Park e Solatio – anunciaram investimentos de cerca de R$ 200 bilhões no litoral do Piauí em mega projetos para a produção de hidrogênio verde (H2V) e amônia, considerado o “combustível do futuro”. 

O investimento é para os próximos 10 anos. A previsão é de produzir energia limpa a partir de 2027. A pedra fundamental do projeto foi lançada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles no dia 15 de dezembro. 

O presidente da Solatio Energia, Pedro Vaquer, garante que o mercado de hidrogênio verde é pulsante e ficou mais urgente já que a Europa decidiu que não pode depender mais do gás da Rússia.

“Há muitos compradores de hidrogênio verde, mas não tem produção. Uma certeza é que o mercado não vai faltar. Aqui (no Piauí) qualquer hidrogênio que irá gerar vai ter comprador, já que existe uma necessidade de mercado de mais de 100 vezes maior do que podemos produzir”, diz Pedro Vaquer. 


Veja mais: 

Piauí lança megaprojeto de hidrogênio verde e quer liderar produção do “combustível do futuro”

Alckmin afirma que Piauí vai liderar nova industrialização com H2V e diz: "dia histórico"

O empresário, que atua há 15 anos no mercado de energia, garantiu que o projeto do Piauí é o maior do mundo para a produção de hidrogênio verde. 

“Quero garantir para vocês que o Piauí tem tudo para ser o estado do Brasil a ter o primeiro grande projeto de hidrogênio verde do País, acima de qualquer estado”.

Pedro Vaquer informou que a licença ambiental para a construção da usina já foi autorizada pelo governo. Segundo ele, serão investidos, nessa primeira fase, cerca de R$ 16 bilhões para a planta de 100 hectares que deverá ser operada em 2027. 

“Em dezembro do próximo ano tem que começar a obra da primeira fase, que prevê a produção de dois gigas e que provavelmente vai demorar de dois anos ou dois anos e meio para iniciar a operação. É possível que no início seja mais destinada a produção a Europa porque o mercado Europeu hoje está mais necessitado do produto por causa da guerra da Ucrânia com a Rússia”, disse Pedro Vaquer. 

A Investe Piauí informou que o projeto prevê a geração de mais de 20 mil empregos diretos no Piauí nos próximos 10 anos. A previsão é produzir 20 gigawatts de H2V.  

O Piauí foi escolhido para o projeto, segundo os empresários, por reunir todas as qualidades necessárias como água em abundância, vento e sol. 

Outras vantagens ressaltadas pelos empresários da Green Energy Park e Solatio é a construção do Porto Piauí e as isenções dadas pela ZPE (Zonas de Processamento de Exportações) de Parnaíba. 

Os dois empresários também elogiaram a postura e a empolgação do governador Rafael Fonteles frente ao projeto do hidrogênio verde. 

Na ZPE foi inaugurado o Centro Internacional de Inovação de Hidrogênio Verde que vai agregar um hub e unir pesquisadores de várias partes do mundo e empresas. 

Foto: Yala Sena

Reduzir os impactos é seguir os protocolos 

O professor da Ufdpar, Josenildo de Sousa, que integra o núcleo de estudos de energias renováveis, ressaltou que para reduzir os impactos ao meio ambiente é preciso seguir os protocolos. Ele defende o reuso da água no processo para a produção de biomassa. 

“O que a gente propõe é reusar a água para a produção de biomassa de plâncton e algas, pescado e metanol e o que sobrar transformar em fertilizante. Estamos também propondo outra rota que é desenvolver fermentação e gaseificação e produzir hidrogênio por biomassa e não por eletrólise”.

O que é Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água (é um processo de separação dos gases que compõe a molécula de água (H2O) que é hidrogênio e oxigênio através de corrente elétrica). 

É um combustível inodoro, atóxico, incolor, inflamável, leve e muito reativo. 

O hidrogênio verde pode ser usado diretamente como combustível, além de servir como matéria-prima para a síntese de outros produtos como por exemplo amônia verde, aço e metanol. 

As fontes de energia para a produção do H2V devem ser limpas e renováveis (solar, eólica, biomassa entre outras).

 

Assista a série da TV Cidade Verde  Hidrogênio Verde: a Revolução Energética:

Episódio 1:

Episódio 2: 

Episódio 3

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais