Cidadeverde.com

Operação contra "rolezinho" prende cinco e apreende mais de 20 motocicletas em Teresina

Imprimir

Fotos: Ascom/SSP-PI 

Atualizada às 11h40 

Encerrou na tarde desta segunda-feira (25), a terceira fase da operação “Zero Grau” em Teresina. A ação teve o objetivo de coibir a prática do “rolezinho”, quando jovens se reúnem para realizar acrobacias com motos, nas ruas da capital, e ontem (25) foram apreendidas 15 motocicletas, duas pessoas foram presas, 37 autos de infração de trânsito foram registrados, e quatro termos circunstanciados de ocorrências (TCOs) foram realizados. 

A operação teve início na última sexta-feira (22), e durante os três dias foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 22 motocicletas foram apreendidas, cinco pessoas foram presas, além de celulares apreendidos com restrições de furto e roubo.

“Durante todo o mês de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública recebeu denúncias de um evento que iria acontecer no dia 25 de dezembro, chamado ‘rolezinho’. Nós sabemos que quando esses jovens estão reunidos, eles praticam não somente infrações de trânsito, como também crimes de trânsito. Então, preocupados com essa situação, a Superintendência de Operações Integradas, com a DGO da Polícia Militar e com o trabalho de inteligência da Polícia Militar e Polícia Civil, conseguimos identificar os perfis que promoviam esses eventos e tentamos intervir para que esse evento não pudesse acontecer”, pontuou o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão. 

O Tribunal de Justiça do Piauí concedeu liminarmente o pedido de exclusão de 38 contas das redes sociais, Instagram e Facebook, com associação à prática do “rolezinho” em Teresina.

De acordo com a decisão judicial, "o afastamento de sigilo telemático auxiliará na identificação dos autores, e a exclusão dos perfis se mostra ferramenta que sobremaneira coibirá a promoção do evento e a possibilidade de adesão de novos membros a essa prática delitiva".

"Eles utilizam as redes sociais para promoverem esses eventos, então essas contas foram identificadas, foram solicitadas buscas e apreensões e a derrubadas dessas contas. Então essa operação aconteceu em três fases: a primeira fase foi a identificação desses perfis, a busca e apreensão contra essas pessoas e as oficinas que modificavam essas motocicletas; a segunda fase foi a derrubada das contas, e a terceira foi um trabalho ostensivo no dia que iria acontecer o evento", ressaltou Fernando Aragão. 

O diretor de Operações de Trânsito pontuou ainda que, durante a operação, foi cumprido um mandado de prisão por roubo e receptação contra um jovem que estava no grupo de rolezinho.

"Além das infrações, também acontecem ali os crimes de trânsito, e foi observado que muitas motocicletas com restrição de roubo estavam ali no meio com esses jovens, além de armas e drogas que já foram retiradas. Ontem foi dado o cumprimento de um mandado de prisão por roubo e receptação a um jovem que estava ali infiltrado em um grupo de rolezinho. Essa é a preocupação da SSP: intervir para que nós possamos dificultar esses crimes de trânsito e outras formas de crimes", finalizou o diretor. 

A operação foi realizada com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Operações de Trânsito da SSP/PI, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. As ações também contaram com o apoio do policiamento aéreo através do helicóptero da PMPI.

Veja também:

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais