Cidadeverde.com

Em meio a crise na saúde de Teresina, Dr. Pessoa não descarta troca de comando da FMS

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoas (Republicanos), nesta terça-feira (26), admitiu não descartar fazer demissões no secretariado no ano que vem. Em uma entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com, ele citou a crise financeira que, segundo ele, se estende desde outras gestões, além de dificuldades administrativas na Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pontuou que pode fazer novas mudanças na gestão da pasta. 

Dr. Pessoa fez elogios e disse confiar no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo presidente da FMS, Ari Ricardo e pela enfermeira Clara Leal, que também atua na pasta interinamente. “Temos a parte jurídica e a administrativa”, disse. Mas, destacou querer que “as coisas andem” na área da saúde da capital. 

“Se houver algum deslize, se houver algum olhar diferente do que eu estou vendo, mudarei o gestor de lá. Eu quero que a coisa ande, mesmo com todas essas dificuldades que estão acontecendo, mesmo com todas essas situações já citadas de dívidas do passado, teve também uma dificuldade administrativa que não foi a melhor na nossa administração, mas nós estamos reparando”, acrescentou. 

A FMS passa por uma grave crise financeira. Em vistoria recente, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) informou ter encontrado aparelhos de Raio-X no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o maior do estado, que ficaram pelo menos 24h sem funcionar, devido à falta de pagamentos para a empresa terceirizada responsável. 

Emendas para saúde

Como aposta para resolver parte da problemática, o prefeito citou a destinação de emendas parlamentares federais. Entretanto, também disse que a entrada de mais recursos nos cofres municipais ainda está "muito lenta". 

“Com algumas exceções, os parlamentares, principalmente os de Brasília, senadores e deputados federais investiram, ou seja, emenda parlamentar para a capital do estado do Piauí, parece que eles não tinham muita simpatia. Agora, já para 2024, Piauí alguns que colocaram emenda, eu estou recebendo, mas está ainda muito devagar”, declarou. 

Não cumpriu a meta, pode ser quem for, será demitido”, diz Dr. Pessoa 

Dr. Pessou ainda revelou, em entrevista, que estabeleceu metas para 2024, ano de eleição, a cada um dos secretários e, segundo ele, o critério para permanecer na gestão, será o cumprimento delas. 

“Uma administração, ela pode permanecer, pode ser remanejada e pode haver demissão. E este ano de 2024, quem não andar forte, pode ser, para a última palavra que eu falei, demitido. Cumpriu [as metas] tudo bem, a gente vai tomar café forte junto. Agora, não cumpriu, lógico que eu não sou ditador, chamo para ver se conserta. Aí fica a vida inteira. Mas, de novo, de novo, não é na minha tratativa. Não cumpriu, pode ser quem quiser, poderá ser demitido”, frisou. 

O prefeito esteve nesta manhã em uma agenda com o filho, o advogado João Duarte, presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), onde fez uma visita à sala de monitoramento de obras da capital.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais