Cidadeverde.com

Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito nas 10 maiores cidades do Piauí

Imprimir

Foto: Montagem/ Cidadeverde.com

Única cidade do Piauí a ter a possibilidade de resolver a eleição em dois turnos, por apresentar mais de 200 mil eleitores aptos a votar, Teresina tem pelo menos oito pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais de 2024. Alguns dos nomes já confirmaram publicamente os planos e outros ainda são apenas cotados nos bastidores.

No grupo do Palácio da Cidade, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), já afirmou que vai disputar a reeleição e demonstra-se insatisfeito quando questionado, de alguma forma, sobre qualquer hipótese contrária. Dentro do grupo, no entanto, o nome do superintende Jeová Alencar (Republicanos) também é comentando como uma possível opção. Ele, no entanto, já descartou a possibilidade mais de uma vez.   

Já na ala do Palácio de Karnak, o deputado Fábio Novo (PT) já foi chancelado como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores. Para isso, ele disputou a posição, por pelo menos três meses, com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), em uma espécie de prévias.

Pelo fato do PT estar em uma federação com PcdoB e Partido Verde, ele ainda deve buscar consenso com a ex-deputada Teresa Britto (PT), que também afirma ser pré-candidata.

Ainda no campo da base governista, há a pré-candidatura do MDB, com Paulo Marcio, diretor do Hospital Universitário da UFPI.

Já na oposição, os nomes colocados são do ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e do ex-deputado Luciano Nunes (PSDB). A pré-candidatura seria unificada, mas, de dividiu devido à descompassos em um consenço sobre a composição da chapa

Outros nomes colocados para a disputa são o do empresário Tony Kerley (Novo) e Santiago Belisário (UP).

Pré-candidatos a Prefeitura de Teresina em ordem alfabética:

  1. Dr. Pessoa (Republicanos)
  2. Fábio Novo (PT),
  3. Luciano Nunes (PSDB)
  4. Paulo Márcio (MDB)
  5. Santiago Belisário (UP)
  6. Sílvio Mendes (União Brasil),
  7. Teresa Britto (PV)
  8. Tony Kerlley (Novo)

Parnaíba

Parnaíba, o segundo maior colégio eleitoral do Piauí, com mais de 100 mil eleitores, até o momento, tem um cenário completamente indefinido.

No campo da situação, o prefeito Mão Santa (União Brasil) ainda não oficializou o nome de seu sucessor. Reeleito com mais de 70% dos votos, ele não poderá concorrer nas eleições do ano que vem, por conta da regra dos dois mandatos sucessivos. O nome do ex-governador Zé Filho (MDB) e do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomercio-PI), Valdeci Cavalcante são cotados, sendo que este segundo já retirou-se da disputa. 

O único nome com a pré-candidatura confirmada em Parnaíba, até o momento, é o deputado Dr. Hélio (MDB). O lançamento da pré-candidatura veio, após acordo com o PT, e a desistência do deputado federal Florentino Neto (PT). Os dois partidos consentiram em tentar unificar as pré-candidaturas nas cidades onde tiverem mais de um nome viável. 

Um outro grupo, de uma via independente também se articula na cidade. Nele, há nomes como os de Hilder Moção (Solidariedade), Zé Amilton (PTB), Tererê (MDB), André Neves (Republicanos) e Ricardo Veras (PSD).

Pré-candidatos a Prefeitura de Parnaíba por ordem alfabética:

  1. André Neves (Republicanos)
  2. Dr. Hélio (PT)
  3. Hilder Moção (Solidariedade)
  4. Ricardo Veras (PSD)
  5. Tererê (MDB)
  6. Valdeci Cavalcati (PP)
  7. Zé Filho (MDB)
  8. Zé Amilton (PTB)

Picos

Em Picos, são dois pré-candidatos: o deputado Pablo Santos (MDB), secretário estadual de Turismo, no campo da base governista e o atual prefeito do município Gil Paraibano (Progressistas), que disputará a reeleição.

Piripiri

Em Piripiri, também são dois pré-candidatos, a prefeita Jovê Oliveira (PT), que disputará a reeleição, e o ex-prefeito Luiz Menezes. Atualmente, ele está filiado no Progressistas, mas, já confirmou que vai disputar a eleição no PSD, que também é um partido da base do governador Rafael Fonteles (PT).

Floriano

Em Floriano, os nomes são o do prefeito Antônio Reis (Republicanos), que disputará a reeleição e do deputado estadual Dr. Marcos Vinicius Kalume (PT). Um terceiro nome é do ex-vereador Bilú (Solidariedade).  

Barras

Em Barras, o prefeito Edilson Capote (PSD) e Robert Brow (PT) vão disputar o pleito no ano que vem.

Altos

Em Altos, os nomes confirmados são do prefeito Maxuel da Mariinha (MDB) e do deputado Warton Lacerda (PT).

Campo Maior

Já em Campo Maior os pré-candidatos são o prefeito Joãozinho Feliz (MDB) e Paulo Martins (PT).

José de Freitas

No município, os nomes cotados são do vice-prefeito Antônio Abreu, irmão do ex-deputado Fábio Abreu (PSD), o secretário de obras do município Pedro Gomes (PT), ex-prefeito Ricardo Camarço, Ferdinand Freitas, filho do falecido ex-prefeito Robert Freitas.

 

Cenário será dinânico, diz cientista político 

O cientista político, Ivan Rodrigues, mestre pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), avaliou que o cenário político para o Piauí, nas eleições 2024, promete ser dinâmico e influenciado por uma série de fatores, incluindo a avaliação da gestão estadual, as dinâmicas partidárias e as necessidades específicas das diferentes regiões.

Para o cientista político, um fato que chama atenção será a dinâmica do Partido dos Trabalhadores na configuração do cenário. 

“É notável como o partido tem buscado consolidar  presença nas prefeituras municipais através de candidaturas próprias ou alianças estratégicas e para entender como o partido pode capilarizar seu poder nas prefeituras em 2024, é importante levar em conta alguns aspectos como a gestão estadual e popularidade, alianças políticas, candidaturas próprias, diálogo com as bases, cenário nacional e contexto político”, pontuou. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais