Cidadeverde.com

Barbatanas de tubarões-martelo são encontradas em porto no Maranhão

Imprimir

 

Centenas de barbatanas de tubarão-martelo foram encontradas na região de um porto do município da Raposa, cidade pesqueira, localizada na Região Metropolitana de São Luís (MA). O vídeo foi feito por alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), enquanto realizavam atividade de pesquisa sobre portos.

As imagens foram divulgadas pelo vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares, professor do curso de Oceanografia da Universidade. Ele explicou que foram identificadas no mínimo três espécies de tubarão pelas características das barbatanas: martelo, junteiro e sacuri.

Segundo o Departamento de Engenharia e Pesca da UFMA, é possível que as barbatanas tenham sido colocadas para secar após terem sido retiradas dos tubarões. Geralmente, a prática é realizada em áreas restritas e fechadas, diferente do flagrante, para evitar atração de curiosos, sendo depois comercializadas.

"As informações preliminares indicam que as barbatanas são exportadas (não sabemos como) para produção de sopas (iguarias) em países asiáticos. Já conversamos com as autoridades competentes e estaremos protocolando uma denúncia formal no Ibama, Sema e Batalhão da Polícia Militar Ambiental", disse Leonardo Soares.

A pesca indiscriminada dos tubarões causa desequilíbrio na cadeia alimentar marinha, além de outros impactos na biodiversidade. Conhecido como ‘Shark finning’, a ação envolve a captura de tubarões apenas para recolher as suas barbatanas, descartando o animal vivo na água.

No Brasil, a retirada das barbatanas é proibida, configurando um crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. A Prefeitura de Raposa está investigando o caso e ressaltou que, apesar da presença de pescadores na área, essa prática não é comum na região.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais