Cidadeverde.com

Governador entrega 386 kits de irrigação a agricultores e destaca investimentos na área

Imprimir

O governador Rafael Fonteles destacou que o Governo do Estado irá fazer o maior investimento em agricultura familiar da história, superando a marca de R$ 1 bilhão, oriundos do Tesouro Estadual, recursos de programas federais, emendas parlamentares e operações de créditos internacionais. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (16), em Teresina, durante solenidade de entrega de 386 kits de irrigação a representantes de 48 municípios piauienses.

A entrega dos kits faz parte do programa Piauí + Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), que visa desenvolver e fortalecer a agricultura familiar do estado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Merlong Solano no valor de R$ 1 milhão. Ao todo, foram adquiridos 648 kits, que estão sendo entregues por etapas. Cada kit tem capacidade para irrigar uma área de até 500 metros quadrados, sendo composto por caixa d’água de 1.000 litros, tubulação, mangueira de gotejo, conexões e filtro.

“Nós temos 1/3 dos piauienses na zona rural, ou seja, vivendo da agricultura. Então, precisamos realizar esses investimentos em tecnologias e equipamentos, facilitar operações de créditos, trabalhar fortemente na regularização fundiária e apoiar a comercialização das produções. Dessa forma, aumenta a produtividade, garante o consumo pessoal e permite a comercialização com maior valor agregado, contribuindo com a melhoria na renda e na qualidade de vida das famílias”, disse o governador.

Segundo o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, a ideia com a entrega dos kits é beneficiar pequenas produções. “O nosso objetivo inicial é contribuir com a subsistência pessoal das famílias. A partir disso, queremos ajudá-las com o aumento de suas produções, de forma que o excedente possa ser comercializado. Então, esses kits contribuem com a nossa meta de tirar o Brasil do mapa da fome, além de contribuírem com a parte financeira dessas famílias”, destacou o secretário.

O deputado federal Merlong Solano, autor da emenda parlamentar para a aquisição dos kits, reforçou o seu grande interesse em apoiar a agricultura familiar piauiense. “Tenho destinado emendas para a aquisição de alimentos, compra de tratores e kits de irrigação, isto é, investimentos importantes para o desenvolvimento desse setor tão importante no Piauí. Dessa forma, contribuímos com a desconcentração de renda, garantia de alimento na mesa e colocamos produtos saudáveis nas prateleiras dos mercados das cidades”, frisou o deputado.

Essa é a terceira etapa da entrega dos kits. Nesta fase, os 48 municípios beneficiados são: Acauã, Altos, Angical, Antônio Almeida, Aroazes, Assunção do Piauí, Barra d'Alcantara, Batalha, Bela Vista, Brejo, Bonfim do Piauí, Cabeceiras, Castelo do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias, Currais, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Esperantina, Floriano, Francisco Macedo, Jatobá do Piauí, João Costa, Lagoinha, Miguel Alves, Murici dos Portelas, Nova Santa Rita, Oeiras, São João da Varjota, Tanque do Piauí, Paulistana, Pio IX, Porto, Queimada Nova, Ribeiro Gonçalves, Santa Luz, São Félix, São Raimundo Nonato, São Miguel da Baixa Grande, São Pedro do Piauí, Sebastião Leal, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes, União e Uruçuí.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais