Cidadeverde.com

Engenheira volta a estudar em casa e tira 1000 na redação: "pensei que era bug"

Imprimir

Foto: Arquivo pessoal

Por Bárbara Rodrigues

Apesar de ser formada em Engenharia Cartográfica de Agrimensura, Lídia Carolina Rodrigues Resende França, de 27 anos, não desistiu do sonho de cursar de Medicina e decidiu voltar a estudar em casa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente assistindo cursos gratuitos online. Nesta terça-feira (16), ela descobriu que todo o empenho deu certo, pois conseguiu atingir nota 1000 na redação do Enem.

Lídia é casada, e se formou em Engenharia Cartográfica de Agrimenssura na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no ano de 2019. Em 2022 ela decidiu que iria em busca do seu sonho de se formar em Medicina, e começou a estudar.

“A Medicina é um sonho meu de infância. Até a adolescência eu tinha na minha cabeça que seria médica, mas no ensino médio eu me deparei com algumas dificuldades, e vi que era muita concorrência, me senti insegura e tentei a engenharia, já que era menos ocorrido e eu tinha facilidade em matemática. Até que foi bom, porque eu não tinha maturidade naquele momento e a engenharia é onde eu tiro meu sustento hoje. Agora sinto mais confiança e decidi ir atrás do meu sonho. Em 2022 cheguei a fazer um cursinho, mas estava muito corrido para mim, pois eu trabalho, então em 2023 fiquei estudando em casa”, afirmou.

A engenheira disse que foi um desafio cumprir as rotinas do trabalho e de casa, e ainda ter que estudar, mas explicou que criar uma rotina diária de estudos foi essencial para conseguir boas notas.

Leia também:

 

“Fazer um cursinho em 2022 foi importante para eu poder me atualizar, pois há mais de 10 anos eu não via os assuntos do ensino médio. Em 2023 não consegui continuar com o cursinho, então eu tinha que ter uma rotina de estudo em casa. Todo dia estudava de 4h a 5h por dia, mas como conciliava com o trabalho, às vezes não dava, então no outro dia eu tentava compensar e chegava a ficar 7h estudando. Mesmo estudando em casa, eu foquei muito em cursos online que tinham de graça, tem as cartilhas do Inep, e estudei as redações nota mil de anos anteriores”, declarou.

Ela disse que ficou surpresa ao descobrir que tirou nota mil, e chegou a pensar que poderia ser um erro no sistema do Ministério da Educação. No Piauí, seis estudantes conseguiram a nota máxima na prova subjetiva.

“No dia da prova eu sai feliz, senti que tinha feito uma boa redação, mas eu não esperava essa nota. Era algo inalcançável, então foi uma surpresa boa. Quando eu vi a nota, pensei que era um bug, pois eu realmente não esperava. Eu havia gostado do tema, acho que como mulher, foi fácil entender essa realidade”, destacou.

Dificuldades

Para ela, estudar sozinha foi um dos principais desafios.

“Uma das grandes dificuldades é que o estudo em casa é solitário, e às vezes você pensa que não está conseguindo ter bons resultados, então é preciso ficar fazendo simulados, mas ainda assim é difícil ter um parâmetro se você está indo bem quando se estuda sozinha”, esclareceu.

Como ter uma redação nota 1000

Além de ter uma rotina diária de estudo, Lídia acredita que estudar as redações de outros candidatos foi importante para conseguir uma nota mil.

“Acho que é muito importante estudar redações nota mil dos anos anteriores. O Inep disponibiliza isso, e ao ler essas redações, você entende como os participantes escreveram, a ordem das frases, entender a escrita, destrinchar mesmo e assim você adquire vocabulário. Também fazer cursinho de redação online. A redação ela tem muito valor, então um mês antes da prova, eu diminui o uso de redes sociais e cheguei a fazer de 3 a 4 redações por semana, e meu foco era principalmente a redação. Tem muitos cursos onlines gratuitos que a pessoa pode acompanhar para estudar, então é um recurso que se pode usar”, apontou.

No dia 22 de janeiro, iniciam as inscrições para o Sisu, ocasião em que os candidatos vão poder escolher os cursos que desejam concorrer.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais