Cidadeverde.com

Segurança mira 12 mil criminosos reincidentes para redução da criminalidade no Piauí

Imprimir

Por Breno Moreno

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (11), o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Chico Lucas, revelou que a pasta tem focado suas ações em cerca de 12 mil criminosos reincidentes para redução dos índices de criminalidade no estado. Deste total, o gestor pontua que apenas mil possuem relação com as facções criminosas. 

“Temos que focar naquele público que dá trabalho, que no Piauí a gente estima que seja algo em torno de 12 mil pessoas. São criminosos contumazes, que geralmente cometem ilícitos como roubo e furto. Apesar de serem 0,4% da população, a gente estima que 20% da população teve contato com a violência. Na verdade, temos em torno de mil membros de organizações criminosas”, declarou. 

Entre ações de repressão citadas pelo secretário estão as operações do Departamento de Repressão às Ações Criminosas (Draco), que efetuou um total de 510 prisões somente no ano passado e que já se aproxima de 100 operações deflagradas. “São operações bem sucedidas, que tiraram de circulação aqueles criminosos contumazes, aqueles que vivem do crime”, pontuou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Na avaliação de Chico Lucas, essas operações focadas nos “profissionais do crime” são responsáveis pela redução dos índices de criminalidade e mortes violentas no estado. “No ano passado nos tínhamos, nesse mesmo período, nos 11 primeiros dias do mês de março, 15 homicídios em Teresina. Este ano nós tivemos cinco. Então veja que é uma redução de quase 70%, justamente porque aqueles homicidas que cometem crimes reiteradamente estão encarcerados”, afirmou

Paralelo a isso, o gestor também enfatiza as ações da Superintendência de Operações Integradas (SOI) da SSP-PI de combate ao roubo e a receptação de produtos roubados. “Estamos tendo uma redução, nesse momento no acumulado do ano, de mais de 40% dos roubos e furtos de celulares, enquanto você vê que outros estados ainda sofrem muito com isso, que é o maior problema de segurança pública em números estatísticos”, declarou. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais