Cidadeverde.com

Pré-candidatos vão acionar justiça eleitoral por abuso de poder econômico

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio

Atualizada às 15h36

Um grupo de pré-candidatos da oposição anunciou, nesta sexta-feira (31), que vai acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) com uma denúncia de abuso de poder político, econômico e quebra da isonomia contra Alexandre Nolleto e o presidente do Agir, Gustavo Henrique.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) também será acionado para apurar a prática de crime.

Segundo a advogada que representa o grupo, Ivilla Araújo, mais de 10 pré-candidatos filiados aos partidos Progressistas, União Brasil e Republicanos, alinhados ao pré-candidato a prefeito Silvio Mendes (União Brasil), foram abordados para que abandonassem as suas respectivas chapas e o campo da oposição.

“Provas serão apresentadas, através de gravações públicas, de conversas em aplicativos de rede social e depoimentos”, disse.

Os interlocutores ouvidos pela reportagem afirmam ter três áudios e dois vídeos, onde as investidas teriam sigo registadas.

A coletiva também contou com a presença de representantes e pré-candidatos do Progressistas, União Brasil e Republicanos.

O vereador Ismael Silva (PP), descreveu que os pré-candidatos do grupo estão orientados a denunciar a prática, que vai contra a legislação eleitoral.

“Em mensagens de WhatsApp e reuniões eram apresentadas propostas financeiras, reais para o presente e futuro. Nossos pré-candidatos, orientados, começaram a adotar a prática de gravar esses diálogos para apresentar ao jurídico e tomar as providências necessária”, disse.  

O deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos) também pontuou ter ficado surpreso com a situação.  

“Pela primeira vez na história de Teresina e no Piauí, estou vendo esse fato acontecer, coisa que nunca vi em nenhuma campanha eleitoral”, avaliou.

O vereador Paulo Lopes (União Brasil) pontuou que a unidade do grupo não foi comprometida.

“Estamos unidos, o União Brasil é um partido que está com uma chapa forte, e diziam até que não teríamos chapa, estamos unidos e com o Dr. Silvio e Jeová Alencar”, frisou.

Procurado pelo Cidadeverde.com, Alexandre Nolleto informou que não se manifestaria nesse momento. Já Gustavo Henrique disse que vai tomar as meddias necessárias. 

"Estou tomando as medidas necessárias em face daqueles que estão me expondo indevidamente", disse ao Cidadeverde.com.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais