Cidadeverde.com

Secretário Washington Bandeira sobre aumento do Ideb no Piauí: "queremos o 1º lugar do Brasil"

Por Roberto Araújo

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, falou, em entrevista à TV Cidade Verde, sobre os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) de 2023, que foram divulgados nesta quarta-feira (14). O gestor citou que a equipe celebrou os dados conquistados, mas que a marca reforça o compromisso de sua gestão para que o Piauí atinja o primeiro lugar do Brasil na educação.

"O que queremos é atingir o objetivo traçado no início da gestão do governador Rafael Fonteles de chegarmos ao primeiro lugar do Brasil, colocarmos o Piauí como uma referência nacional em qualidade educacional. Mas, naturalmente, temos que comemorar este resultado que saiu ontem que foi conquistado com ações que foram implementadas a partir do ano passado", citou.

Dentre os dados apontados, estão o fato de o Piauí ter alcançado a meta do Ministério da Educação (MEC) e ter se destacado, empatado com Pernambuco, como a maior nota do ensino médio do Nordeste.

"Nós atingimos a situação de melhor ensino médio do Nordeste, quarto melhor ensino médio do Brasil, tomando só as escolas estaduais, da Seduc, saltamos da 9ª colocação para o 6º lugar. Fomos uma das três redes estaduais que conseguiram cumprir a meta definida pelo MEC no Ideb de 2021 para o de 2023, e fomos a que mais superou essa meta, então são resultados bastante significativos, expressivos", apontou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O secretário também destacou o fato de uma das escolas estaduais estar entre as 20 do Brasil. "O CETI Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, está entre as 20 melhores escolas públicas estaduais do Brasil, são resultados que temos que celebrar", disse.

Dados do Ideb

O estado ainda alcançou 5,9 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,8 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, a meta também foi atingida com 5,2 pontos.

Foto: Seduc

O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. 

O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o "Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unid ade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais