Cidadeverde.com

Vereadores criticam faltas em sessões e cobram cortes nos salários em Teresina

Por Tarcio Cruz

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Vereadores da Câmara Municipal de Teresina criticaram na manhã de hoje a ausência de companheiros no parlamento municipal. Nas últimas semanas os parlamentares tiveram dificuldades de aprovarem matérias mais complexas pela falta de quórum necessário. Pelo regimento da Câmara, projetos que exigem quórum qualificado devem ser votados por pelo menos 20 vereadores, alguns requerimentos ficaram parados quase um mês sem o quórum necessário. 

Em média cerca de 15 dos 29 vereadores compareceram às sessões nas últimas semanas, na última quarta, por exemplo, sequer ocorreu a sessão ordinária regular pela falta de vereadores presentes. No início deste ano a mesa diretora da Câmara decidiu reduzir de três para duas sessões semanais, já pensando no período de pré-campanha e de campanha eleitoral. Durante a sessão, alguns parlamentares chegaram a cobrar o corte no ponto dos ausentes. 

Ismael Silva (PP) criticou a ausência dos pares e lembrou a obrigação dos vereadores. 

“Estamos no mandato de vereador. Precisamos cumprir com as nossas obrigações até 31 de dezembro. Nós temos eleições em outubro para a próxima legislatura, mas enquanto não chega a próxima, nós temos que cumprir o nosso mandato, nós que estamos aqui como parlamentar e é super importante a nossa participação nas nossas sessões ordinárias às terças e quartas”, afirmou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Já Luiz Lobão (MDB) cobrou responsabilidade dos companheiros. 

“Algumas matérias que devem ser votadas com quórum especial, como hoje aconteceu. Deu para votar por que tínhamos 20 vereadores e deu para passar algumas matérias que estavam aguardando desde a semana passada. É natural nesse período eleitoral que cada um cuide de sua campanha. Agora os vereadores precisam ter responsabilidade e comparecerem ao parlamento”, concluiu. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais