Cidadeverde.com

UFPI: Alunos denunciam agressão por seguranças

Imprimir
Estudantes da Universidade Federal do Piauí denunciam que foram agredidos pelos seguranças da instituição na noite desta sexta (30). O ato violento aconteceu durante um protesto contra a entrega de título de Doutor Honoris Causa ao ex-governador Hugo Napoleão do Rego Neto pelo Conselho Universitário da UFPI.
 
Fotos: DCE/UFPI
 
Os cerca de 30 manifestantes gritavam palavras de ordem como “Hugo Ladrão; reitor também ladrão”. “Estávamos fazendo um protesto de forma pacífica, quando o reitor ordenou que os seguranças rasgassem as faixas e eles bateram nos estudantes”, afirma o diretor de Planejamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gardiê Silveira. Segundo ele, mais de vinte seguranças fizeram um cordão de isolamento em frente ao Espaço Universitário Rosa dos Ventos, onde acontecia a solenidade.
 
Estudantes mostram faixas rasgadas
 
Ponto
Os alunos afirmam que são contra a entrega do título a Hugo Napoleão porque haveria outros professores da instituição que contribuíram mais para o crescimento UFPI e nunca foram lembrados pelos gestores. “O Hugo Napoleão é governador da Ditadura. Em 1982 ele ordenou que a polícia militar invadisse o campus para bater nos estudantes. Em mais de vinte anos nunca vimos uma coisa como essa de ontem, os seguranças partirem para cima dos alunos”, acusa Gardiê.
 
Floro Mauel diz que recebeu um soco de "Zezão"

Pelo menos dois estudantes registraram Boletim de Ocorrência no 12º DP sobre o caso: Fabrício Santos Almeida e Floro Mauel Almeida. Eles alegaram à polícia que foram agredidos física e moralmente além de terem sido discriminados e deram queixa direcionada ao chefe dos seguranças conhecido como "Zezão" que teria dado um soco em Floro Mauel.

Outro lado
A Universidade Federal do Piauí, através de sua assessoria de imprensa, nega que tenha havido qualquer tipo de agressão por parte dos seguranças. Afirma também que a homenagem ao ex-governador foi aprovada pelo Conselho, entidade que tem representantes de todas as áreas da UFPI, inclusive estudantes e que foi realizada porque Hugo Napoleão foi um dos responsáveis pelo início das obras do Hospital Universitário.
 
Seguranças da UFPI evitavam a aproximação dos estudantes
no espaço aberto próximo à biblioteca onde acontecia o evento.
 
A UFPI esclarece ainda que os manifestantes estavam exaltados e acredita que eles queriam apenas chamar atenção dos cerca de 300 convidados, incluindo filhos e netos de Napoleão.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: