Cidadeverde.com

UFPI utilizará bloqueador para evitar fraudes nos dias de prova do PSIU

Imprimir

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) faz nesta terça (8), uma reunião com os coordenadores dos 42 centros de aplicação das provas do Programa Seriado de Ingresso à Universidade (Psiu). A Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese) contará com 1.200 fiscais e um rastreador de ondas magnéticas além do reforço da Polícia Militar e Polícia Federal nos locais onde acontece o exame.

Foto: Caroline Oliveira/CidadeVerde.com

Gilvan de Oliveira, presidente da Copeve

Os coordenadores irão repassar aos fiscais no próximo dia 12, as instruções de como devem ser distribuídas as provas, a disposição dos alunos e como se portar os candidatos quanto ao uso de aparelhos eletrônicos. “O uso do celular é terminantemente proibido. Aconselhamos que os candidatos não levem aparelhos de casa e caso seja necessário, deixem desligado”, pontua o presidente da Copeve, Gilvan Lima de Oliveira.


Oliveira acrescenta que o aparato de segurança será o mesmo do ano passado, com rastreador eletrônico e o apoio da vigilância da UFPI e da Polícia Militar. “O rastreador ficará num local sigiloso e captará emissões dos principais centros e onde estarão os cursos mais concorridos”, diz. Em 2008 foi detectada uma onda magnética emitida em um centro de aplicação no Dirceu, o candidato, que passava o conteúdo da prova, foi rastreado, detido e encaminhado para a Polícia Federal.


O presidente da Copese acrescenta que uma outra medida de segurança foi colocar os cursos mais concorridos juntos para estimular a concorrência de uma forma que não haja fraude.


As provas do Psiu 2010 acontecem de 13 a 15, das 8h as 12h30, e no dia 16 das 8h às 13h. Aproximadamente 27.800 fazem as provas da 2ª etapa, 3ª etapa e Psiu Geral.



Flash de Caroline Oliveira (direto da Ufpi)
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais