Cidadeverde.com

MEC divulga resultado do Enem; UFPI é 8ª instituição mais procurada do país

Imprimir

Com 34.228 inscritos, a Universidade Federal do Piauí foi a oitava instituição de ensino do Brasil mais procurada pelos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da seleção já está disponível no site do SiSU desde às 5h da manhã (horário local) desta sexta (5).


O Instituto Federal do Piauí (IFPI, antigo Cefet) também disponibilizou vagas para os seus cursos superiores através do SiSU.


Na UFPI, a matrícula dos aprovados nesta primeira etapa vai de 8 a 12 deste mês. As vagas que sobrarem serão disponibilizadas novamente numa nova rodada de seleção que acontece através da internet do dia 15 ao dia 20 de fevereiro. Caso ainda sobrem vagas, uma terceira etapa acontecerá entre os dias 1º e 3 de março.


Para ver o resultado clique aqui.

Os números consolidados pelo MEC apontaram o curso de Pedagogia, com 3.442 inscritos, como o mais procurado pelos candidatos que se inscreveram em busca de uma vaga na UFPI. Em segundo lugar ficou o curso de Ciências Biológicas, seguido pelo de Medicina, com 2.832 e 2.187 inscritos, respectivamente.




Os cursos de Matemática e Administração completam a lista dos cinco mais procurados da UFPI através do Sistema de Seleção Unificada. O primeiro teve 1.795 inscritos, enquanto segundo foi escolhido por 1.588 estudantes.

Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com



Segundo o reitor Luiz Santos Júnior, a procura deve-se aos resultados apresentados pela universidade no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. "Através do Reuni e do projeto de expansão, a universidade cresceu bastante nos últimos anos. A construção de salas de aula e laboratórios, além da contratação de 810 novos servidores, sendo 577 docentes, credenciou a UFPI como uma das melhores instituições de ensino da região", comenta o reitor.


A qualidade de ensino também é uma das explicações para a grande procura, inclusive por alunos de fora do estado. "Nossa evolução nos últimos anos deu a visibilidade da nossa qualidade de ensino. Nós dobramos o número de professores doutores em cinco anos. Em 2004 tínhamos 210, hoje temos 461. Tínhamos 334 mestres e agora temos 505, além de quarenta pós-doutores. Por outro lado, oferecíamos em 2004 nove cursos de mestrado, hoje temos vinte, além de três programas de doutorados, o que em 2004 não existia na instituição", ressalta Luiz Júnior.


O MEC registrou, ao fim de seis dias, 793,9 mil inscrições de estudantes para os 974 cursos de graduação oferecidos por 51 instituições de educação superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para primeira etapa do Sisu foram encerradas às 23h59 desta quarta-feira.




Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais