Cidadeverde.com

Decreto do governador não atinge professores, garante secretária

Imprimir

A secretária estadual de Educação, Maria Xavier, garantiu hoje, em entrevista ao Jornal do Piauí, que o decreto assinado pelo governador Wilson Martins sobre as promoções de servidores não atingirá os professores. "Vamos assinar portaria para 378 professores, que sairá na folha de junho", explicou a secretária.


Anteriormente ao decreto, a mudança de nível obedecia um calendário e era feita através de decreto. A secretária garante que quem deu entrada até o dia 15 de maio tem a mudança de nível assegurada e deverá sair na folha de junho.



Escolas fechadas


Sobre as denúncias de que cerca de 200 escolas da rede estadual estariam sendo fechadas, Maria Xavier esclareceu que o problema se refere às escolas da educação infantil que o Estado ainda administrava e, até em virtude de uma questão legal, tiveram que ser repassadas para as prefeituras.


"Queria ter acesso a essa lista de 200 escolas. Não tenho conhecimento sobre isso. Precisamos esclarecer que quando o secretário Antonio José assumiu foi identificado que a Seduc ainda assumia muitas escolas da educação infantil, que é responsabilidade dos municípios. Em Teresina, por exemplo, 14 escolas foram repassadas à prefeitura. Servidores foram cedidos e os prédios também. A escola não deixou de funcionar. Somente passou a ser administrada pelas prefeituras. Há, na verdade, um reordenamento da administração", disse Maria Xavier.


Exame para professores


Os professores, a partir de agora, passarão a ser submetidos por exames para ingresso ao serviço público. A medida adotada pelo Ministério da Educação tem o caráter de virificar o nível dos professores brasileiros e também diminuir custos para prefeituras e governos estaduais com a contratação de concursos públicos.


Ainda segundo a secretária, as prefeituras e governos estaduais não serão obrigados a aderirem ao programa. Porém, naqueles onde houver adesão, os professores passarão por essa avaliação para que as notas sejam usadas nas contratações.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais