Cidadeverde.com

No Piauí, coordenador do PT critica “deputarização” da sigla

Imprimir

O presidente interino da Fundação Perseu Abramo e coordenador da campanha de Aloízio Mercadante em São Paulo, Eloi Pietá está em Teresina participando de palestra da corrente da Articulação pela Base, proferida no Sindicato dos Bancários do Piauí. O movimento é encabeçado pelos militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) Jesus Rodrigues, Rosangela Sousa e Oscar de Barros e visa discutir a organização interna da sigla.





Eloi Pietá foi prefeito de Guarulhos por duas vezes. Na oportunidade, ele fez uma análise da  conjuntura nacional, estratégia da campanha de Dilma e nos Estados e criticou o chamado de “deputarização” do PT (controle do partido pelos deputados e não pelos militantes).


O debate foi iniciado com a fala do Oscar de Barros que teceu críticas ao que ele chamou de “PT institucional”. “Hoje os deputados estão mais preocupados com suas eleições do que com o partido”, afirma.


O convidado nacional do evento destaca que o PT ainda se mantém diferente de siglas como o PSDB devido a sua filosofia de criação. “O PSBD é partido com tom político e o PT é um partido com DNA de movimento social. No entanto é preciso atenção para que a sigla não se transforme em um partido que se preocupa só com política”, disse.





Um dos momentos marcantes do encontro foi quando Eloi pediu que levantassem as mãos os partidários presentes que tivesse alguma participação em movimentos sindicais no Estado. Cerca de 80% dos militantes levantaram as mãos. “Eloi veio pra falar sobre a organização interna do partido e como essa corrente vai ser posicionar nas eleições 2010”, explicou Jesus Rodrigues.






Este movimento é promovido porque se considera o ano de 2011 como marco da redefinição do estatuto do Partido dos Trabalhadores, com a realização de uma bateria de discussões. "O PT tem perdido muitas vezes debate para o governo e isso não é bom. As políticas adotadas por Lula e por Wellington Dias não são fruto da cabeça de cada um, mas são bandeiras do partido ao longo dos anos", afirma Eloi.


Na oportunidade, o coordenador da campanha de Mercadante rebateu críticas e comentou as eleições 2010 para presidente. "O partido parou de formular políticas públicas porque está se preocupando em dar continuidade as existentes e há uma perspectiva do PT governar o país por mais 8 anos com a eleição da ex-ministra Dilma.  


Flash Yala Sena
Redação de Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais