Cidadeverde.com

Partidos defendem quem é melhor presidente para o Piauí

Imprimir

Firmino Filho (PSDB), Ivaldo Fontenele (PV) e Fábio Novo (PT), representantes dos principais partidos com pré-candidatos a presidência da república nas próximas eleições de outubro, defenderam no Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, quem seria o melhor para o Piauí em se elegendo para presidente Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) ou Marina Silva (PV).



O debate ficou polarizado entre o vereador Firmino Filho e o presidente estadual do PT,Fábio Novo, que se preocuparam em dizer quem fez obras no estado e os frutos dos projetos de desenvolvimento de cada partido. Já Ivaldo Fontenele defendeu que o melhor nome para o Piauí seria o de Marina Silva por trazer proposta de desenvolvimento calcada no desenvolvimento auto-sustentável e com respeito ao meio ambiente.


Ele disse que tal desenvolvimento seria a partir de novas práticas econômicas divisão de riquezas.  “A candidatura dela é a mais inovadora e futurista para o Brasil, sai do desenvolvimento predador para o sustentável, daí a importância de eleger alguém como Marina Silva. O Piauí tem um potencial de desenvolvimento sustentável, a idéia nossa é trazer esse desenvolvimento e não aquele concentrador de renda”.



Firmino Filho pontuou que o desenvolvimento nordestinho e do Piauí deve visar diminuir as desigualdades regionais. “José Serra fez uma declaração em Recife bastante simbólica. Disse que se eleito será também o novo presidente da SUDENE. Serra tem condições de alavancar o desenvolvimento de forma sustentável, a partir, principalmente, dos Cerrados.


Já Fabio Novo destacou que o melhor nome é o de Dilma Roussef porque com ela será dado continuidade ao ciclo de desenvolvimento já iniciado. “Até 2003 tínhamos uma renda per capta pequena e já conseguimos quase dobrá-la. O PIB (Produto Interno Bruto) também dobrou. Com o afinamento do projeto é possível pisar o pé no acelerador do Piauí, além de fazer com que várias políticas sejam implantadas”, frisou.



Novo citou obras sociais e outros projetos realizados até agora pelo seu partido, tendo Lula como presidente. “Vamos chegar com o ensino superior em muitos municípios, fizemos a expansão da UFPI, que estava estrangulada. Se continuarmos, o Nordeste, incluindo o Piauí, vai avançar muito mais".


Firmino Filho Contestou Fábio novo em relação às informações do PIB e da renda per capta. “Não é verdade. A renda continua sendo a menor do país, teve um leve crescimento, mas muito distante do projeto de convergência. O crescimento do Piauí é baseado em transferência, não é auto-sustentável. O deputado é jornalista e não tem necessidade de entender dados de economia, o Piauí cresceu junto com o Brasil e o  Nordeste. Colheu os frutos do governo anterior, do PSDB, na década de 90”, rebateu.



“Os programas sociais  foram criado por Cristovão Buarque (PDT), que era do PT, e não pelo PSDB”, disse Fábio Novo, “ Firmino Filho iniciou uma ponte em 2002 e terminou agora pelo trabalho dos governo do estadual e federal. O HUT foi concluído agora, na época  que foi iniciado o presidente era Fernando Henrique e Firmino Filho o prefeito de Teresina. Então, porque não fizeram?”, indagou.


Adriana Cláutenes Lemos (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais