Cidadeverde.com

Lei eleitoral proibe carro de som na Frei Serafim e libera blog e twitter

Imprimir

O procurador Regional Eleitoral, Marco Aurélio Adão, fez um alerta nesta quinta-feira (10) aos partidos políticos do Piauí sobre as punições previstas nos preparativos para as convenções.






Na reunião, os procuradores da República prometeram rigor na fiscalização e tiraram dúvidas dos representantes dos partidos políticos sobre a nova legislação eleitoral. No Estado, a Procuradoria Eleitoral já recebeu mais de 40 reclamações nos últimos dois meses por propaganda irregular contra pré-candidatos.


Marco Aurélio informou que é proibido o uso de carro de som na avenida Frei Serafim em qualquer horário. “É vetado em razão da localização de hospitais, casas de saúde, quartéis, escolas e igrejas ao longo da avenida”, disse o procurador.
Porém, o uso do cavalete é liberado na Frei Serafim, desde que não comprometa o trânsito de pessoas e nem de veículos.


Marcos Aurélio comunicou que estará, pessoalmente, fiscalizando as convenções previstas no período de 10 a 30 de junho para as definições de candidaturas. "Não vamos permitir abusos. Estamos recomendando e explicitando o que pode ocorrer nas convenções. Uso do outdoor é proibido, inclusive as placas e cartazes que excedam a 4 metros quadrados caracterizando outdoor e são proibidos", disse o procurador eleitoral. Além do outdoor, a lei eleitoral proíbe o uso de mensagem aos convencionais através de rádio e televisão.


Participaram da reunião representantes do PSDC, Psol, PT, PV, PSB, PSC e PTB. Não compareceram integrantes do PMDB e nem do PSDB.




Uso da internet

O procurador destacou que está liberado o uso de blogs, twitter e redes sociais por candidatos, partidos e eleitores a partir do dia 6 de julho. "É proibido criar pseudônimo na internet para falar de candidatos. A pessoas tem que se identificar", destacou.





Este mês, o TRE tirou o site do ar do pré-candidato Silvio Mendes, do PSDB, por fazer propaganda irregular. Segundo o procurador, a propaganda em site é permitida só após o dia 6 de julho com autorização da justiça eleitoral. Ele destacou ainda que é proibido a venda de cadastro de endereços eletrônicos.


O representante do PT, Josefa Lima, disse que a reunião foi esclarecedora, principalmente sobre a legislação da internet. "Trouxe informação que vão nos ajudar na campanha e também na convenção", disse.




O advogado Moaci Leal, que representou o PTB, disse que o partido está tomando todas as providências para evitar punições eleitorais. "Essa iniciativa da Procuradoria é louvável, pois nos deixa alerta e tira as dúvidas para evitar sansões futuras", disse.





Veja mais:

*
Procurador: é proibido uso de outdoor e fiscalizará convenções
* Uso de twitter e blog está liberado para candidato falar com eleitor



Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais