Cidadeverde.com

Curso ensina a gerar renda aproveitando integralmente o cajú

Imprimir

Produzir o caju e fazer dele um produto rentável que não acumule perdas é um desafio para a agroindústria do caju no Piauí. Para melhorar a produção e aumentar a geração de emprego e renda nessa atividade é que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará, este mês, o curso de Aproveitamento Integral do Caju – Preparo da Cajuína.


O treinamento, que acontecerá em Teresina, de 13 a 17 de setembro, pretende ampliar o mercado do caju e fornecer técnicas para a industrialização da cajuína e outros derivados do fruto, através de procedimentos corretos de produção.





Com carga horária de quarenta horas, o curso será ministrado pelo empresário e instrutor do Sebrae no Piauí, Lenildo Lima, em cinco encontros de oito horas cada, quando serão abordados os seguintes temas: Higiene e Segurança no Trabalho; Industrializando a Produção; Aproveitando o Caju I – Industrialização; Aproveitando o Caju II – Culinária; Custos de Produção e Embalagem.


“Esse curso será realizado atendendo a uma demanda dos produtores e empreendedores que pretendem investir na atividade. Será um momento para incentivar os produtores de caju a utilizarem todo o fruto e também para reforçar o método de fabricação da cajuína”, explica a gestora do Projeto Agroindústria do Caju do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.


Ainda segundo Geórgia, quando os produtores aprendem novas técnicas de fabricação da cajuína, a possibilidade de comercialização aumenta, bem como o produto tem um maior valor agregado.


O treinamento será dinâmico e interativo. “Espera-se que as técnicas apresentadas durante o curso possam facilitar o cotidiano da produção de cajuína e dos derivados do caju, contribuindo para que os produtores aprendam a aproveitar todo o fruto, gerando mais emprego e renda com a cajucultura”, declara Lenildo Lima.


Para o curso são disponibilizadas vinte vagas. As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae em Teresina, localizada na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro. O custo da inscrição é de R$ 150,00 por pessoa, já incluindo todo o material que será utilizado no treinamento.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais