Cidadeverde.com

Campus de Bom Jesus da UFPI terá Mestrado em Agronomia

Imprimir

Durante a 121ª Reunião do Comitê Técnico Científico da CAPES, realizado entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2010, em Brasília, foram aprovados 33 novos programas de Pós-Graduação em 31 Universidades diferentes, dentre elas a Universidade Federal do Piauí, que obteve a aprovação de mais um Mestrado Acadêmico, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia, que será sediado no Campus Profª Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus. 


A elaboração do projeto do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia, contou com a colaboração de professores do CPCE e pesquisadores da Embrapa Meio-Norte e Embrapa Semi-Árido.


O programa vai desenvolver duas linhas de pesquisa: proteção de plantas cultivadas e propagação e manejo cultural de plantas. O primeiro tem o objetivo de desenvolver projetos que busquem a resolução de problemas fitossanitários nas culturas agrícolas implantadas principalmente na região.


Já o programa de propagação e manejo cultural de plantas, vai buscar soluções para o aperfeiçoamento das técnicas de produção de diversas culturas, principalmente aquelas com importância social e econômica.


Com a aprovação do programa de Mestrado Acadêmico em Agronomia - Fitotecnia, no CPCE, a UFPI alcança o número de 24 programas de pós-graduação, sendo 21 mestrados e 3 doutorados. Em 2004 a UFPI contava com apenas 9 programas de pós-graduação, todos eles em nível de Mestrado Acadêmico.   


O CPCE foi criado em 2006 através do Plano de Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o CPCE conta com cinco cursos de graduação (Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal) e desde 2008 com o programa de Mestrado Acadêmico em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas, que recebeu recentemente o conceito 3 na avaliação trienal da CAPES.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais