Cidadeverde.com

Cidade Verde debate o esporte; Teresina pode ganhar Vila Olímpica

Imprimir
Representantes de instituições de ensino superior, entidades esportivas e Governo do Estado participaram de debate, nesta segunda-feira (13), no Jornal do Piauí sobre a atual situação do esporte no Estado e os projetos que visam desenvolver o setor para receber competições de grande porte. Entre as propostas levantadas está a construção de uma Vila Olímpica, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.



Na oportunidade estiveram presentes, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luiz de Sousa Santos Júnior, o vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, o presidente da Fundespi, José Gomes, além do coordenador da Olimpiauí, Galba Coelho,  e do presidente da Federação Piauiense de Judô, Denis Queiroz.

O vice-reitor da Uespi falou da importância dos equipamentos esportivos construídos no campus Torquato Neto, em Teresina, para a população da zona Norte. Mas segundo ele, ainda falta melhorias em algumas estruturas, como a pista de atletismo da instituição.



Já o reitor da Ufpi falou em 1ª mão do projeto de construção de uma cidade olímpica no campus Petrônio Portella, em Teresina. Segundo Luiz Júnior, o orçamento está sendo feito pela Prefeitura Universitária. “Após a conclusão orçamentária, vamos procurar os parceiros e a bancada do Piauí para buscarmos recursos”, afirma o reitor.

Após citar as melhorias realizadas na UFPI desde 2004, Luís Júnior falou que o projeto a ser executado prevê a criação de campo de futebol, quadras de handball, futsal, basquete, vôlei e tênis, praça de convívio, ginásio, além de setores de lutas, ginástica, esportes radicais, entre outros. 



O presidente da Fundespi também falou da intenção de construir um complexo de esporte em Teresina. A ideia do governo do Estado é diminuir o déficit de instalações esportivas e trabalhar a inclusão a nível escolar. José Gomes falou ainda que o Ginásio Verdão pode ser transformado em um centro de excelência esportiva, capaz de receber os jogos escolares de 2013.



Emocionado com as cenas mostradas durante o programa que exaltavam os atletas da Olimpiauí, o coordenador do evento Galba Coelho sugeriu que a estrutura já existente no entorno do Ginásio Verdão fosse revitalizada. “Sugiro que trabalhem um complexo esportivo na região do centro. Isso facilitaria até o acesso das pessoas”, lembra Galba.



Mais cauteloso, o presidente da Federação Piauiense de Judô, Denis Queiroz, ressalta que os investimentos no esporte vão além da construção de grandes complexos. “É preciso adequá-los, chamar as pessoas que entendam de esporte para construir esses complexos com base na técnica”, explica Denis.

Thiago Bastos
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais