Cidadeverde.com

Comitê Olímpico inicia vistoria para PI sediar as Olimpíadas Escolares

Imprimir
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegou nesta segunda-feira (25) a Teresina para analisar as condições da cidade que lançou candidatura para sediar Olimpíadas Escolares de 2013, na categoria de 12 a 14 anos. Nesta tarde, dois membros do COB estiveram em reunião no auditório da Secretaria de Administração (Sead) para tratar do plano de hotelaria. 

Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

As exigências são muitas. Participarão do campeonato 28 delegações, e, segundo o supervisor de eventos do COB, André Mattos, cada delegação requer 80 leitos. "Pela nossa experiência, precisaremos de 28 hotéis com 80 leitos, porque não dividimos delegação. Esses hotéis deverão ser três estrelas: televisão, frigobar e ar condicionado. Os quartos poderão ser single, duplos ou triplos, sendo que uma cama casal é contada como single. Além disso, o hotel deverá disponibilizar estacionamento gratuito para o carro da delegação e café da manhã para os atletas".  Ele acrescenta que os hotéis devem estar preparados para receber diárias abaixo do valor de mercado ao qual as empresas estão acostumadas. 

André Mattos, da comitiva do COB

O supervisor de esportes, Jessé Oliveira, ressaltou que cerca de R$ 2 milhões são destinados à rede de hotelaria e que outras cinco cidades, João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Belém (PA), Praia Grande (SP) e Natal (RN), também lançaram candidatura. "Tudo depende de vontade política, leitos disponíveis e instalações esportivas. Nesta quinta-feira (28) teremos uma reunião com o vice-governador, Moraes Souza Filho, mas até o momento é cedo para emitir uma opinião sobre a cidade".


Jessé Oliveira informou ainda que até o final de outubro o comitê divulgará qual será a cidade sede dos Jogos Olímpicos. Apesar das exigências, as autoridades políticas piauienses estão confiantes na possibilidade de Teresina ser eleita. "O governador Wilson Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho e o deputado federal Marllos Sampaio abraçaram a causa e deram apoio irrestrito. Tenho certeza que em 2013 o Piauí receberá todo o Brasil com a estrutura necessária para o evento, mas se não for em 2013, será em 2014, 2015", disse o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), José Gomes.

José Gomes, presidente da Fundespi

O gestor enfatizou que as principais dificuldades da candidatura de Teresina dizem respeito à falta de estrutura para as modalidades de atletismo e natação. "Temos condições de vencer essa disputa, apesar do grande problema que é o atletismo e a natação. Mas, o governador já sinalizou algumas soluções. Outro problema também é a rede de hotéis, mas vamos analisar as exigências apresentadas e encontrar as devidas soluções para elas", finalizou. 

Apenas quatro representantes de hoteis da capital participaram da reunião. José Gomes informou que já manteve contatos com alguns empresários da rede hoteleira de Teresina e recebeu algumas propostas dos mesmos para as Olimpíadas Escolares.

Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais