Cidadeverde.com

Salgado Maranhão será o grande homenageado na Literart.com

Imprimir

De 29 de setembro a 1º de outubro Caxias será palco da primeira Literart.com – Feira de Literatura, Artes e Comércio do Maranhão. Em  sua primeira edição, o grande homenageado será o letrista e poeta Salgado Maranhão, atual ganhador do prêmio de melhor  livro da ABL.  Na programação constam  palestras, exibições, exposições e apresentações artísticas.  Durante o evento o publico poderá conferir a feira que contará com diversos livreiros. Serão ao todo setenta estandes com o melhor da arte, cultura, comércio e afins.

 

As palestras serão realizadas no auditório da Facema, as apresentações musicais ficarão por conta da Banda Theregroove,  Dj Fábio Pinheiro, Teófilo Lima e muito mais, a partir das  22h no Parque da Cidade.

 

Com a palestra “ Minha Vida, Minha Obra”, Salgado Maranhão, o grande homenageado encerrará o primeiro  LITERART.COM .

 

 

SALGADO MARANHÃO


(José Salgado Santos) Letrista. Poeta. [Nasceu em Caxias, no Maranhão, em 1954] Ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina.Escreveu artigos para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Estudou Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Terapeuta corporal, foi professor de tai chi chuan e mestre em shiatsu.


Inicialmente, teve seu nome vinculado em publicações como "Ebulição da escrivatura -Treze poetas impossíveis" (Ed. Civilização Brasileira, 1978, RJ), coletânea que reuniu diversos poetas, como Sergio Natureza (assinando Sérgio Varela), Antônio Carlos Miguel (sob o pseudônimo de Antônio Caos), Éle Semog, Mário Atayde, Tetê Catalão, entre outros.


Publicou poemas e artigos na revista "Encontro com a Civilização Brasileira" (1978). Nos anos seguintes, publicou: "Aboio" (cordel/ Ed. Corisco -Teresina - 1984), "Punhos da serpente" (poesia/ Ed. Achiamé, RJ, 1989), "Palávora" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1995), "O beijo da fera" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1996) e "Mural de ventos" (poesia - Ed. José Olympio, RJ, 1998).


Em 1998, ganhou o prêmio "Ribeiro Couto", da União Brasileira dos Escritores (UBE), com o livro "O beijo da fera". No ano seguinte, com o livro "Mural de ventos", foi o vencedor do "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, dividido com Haroldo de Campos e Geraldo Mello Mourão. Colaborou em várias publicações com artigos e poemas, como a revista "Música do Planeta Terra".


Sobre ele, declarou seu conterrâneo Ferreira Gullar: "Salgado é um dos mais brilhantes poetas de sua geração e possui um trabalho de linguagem muito especial".

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais